Marcio Garcia Galdino

Dr. Geovaine Marques de Oliveira recebe homenagem do Legislativo pelos relevantes serviços prestados como médico e pesso

Publicado em: 08/11/2022 10:50 | Fonte/Agência: Sessão Ordinária

Whatsapp

 

Dr. Geovaine Marques de Oliveira recebe homenagem do Legislativo pelos relevantes serviços prestados como médico e pessoa pública

O Vereador Marcio Garcia Galdino, apresentou na sessão do dia 7 de novembro, Moção de Congratulações ao médico Dr. Geovaine Marques de Oliveira, pelos relevantes serviços prestados à comunidade aparecidense. 

Em justificativa o parlamentar declarou que “o médico Geovaine Marques de Oliveira nasceu em Aparecida do Taboado no dia 09 de junho de 1946. Filho do Juvêncino Marques de Oliveira e Agnalda Rodrigues de Almeida. Sendo casado com a Professora Neide Lucas Furquim de Oliveira no ano de 1976, com quem tem três filhos: Giovana Furquim de Oliveira, médica pediatra; Karolina Furquim de Oliveira, advogada, pedagoga e proprietária da Escola Recanto Objetivo; e Vicente Furquim de Oliveira, médico ortopedista. Seus três filhos já constituíram família e atualmente o nosso homenageado tem 04 netos: Guilherme Oliveira Silva, Olímpio Oliveira Milani, Ana Thereza Oliveira Vaz e Giovani Oliveira Vaz”. 

Dr. Geovaine é de uma família de quatro irmãos, sendo que dois já faleceram. Atualmente só tem uma irmã: Agnalda Almeida Marques Nogueira, casada com Luciano Aguiar Nogueira, que são pais de Luciano e Vanessa. 

Com o firme propósito de obter uma formação profissional o nosso homenageado partiu de nossa cidade no ano de 1958 com destino a Três Lagoas. Posteriormente estudou nas cidades paulistas de Araçatuba, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. Cursou medicina na cidade de Valença no Estado do Rio de Janeiro e fez a especialização em Pediatria no Hospital Infantil Darcy Vargas, na cidade de São Paulo. Só retornou para Aparecida do Taboado no ano de 1976, com a formação de Médico Pediatra.  

Foi Presidente do Rotary Club de Aparecida do Taboado no ano de 1978, sendo que naquela época já demonstrava interesse pela vida pública, participando da política partidária do Município. 

No exercício de sua profissão ocupou o cargo de Diretor do então Hospital Municipal de nossa cidade e também do Posto de Saúde, neste sendo funcionário do Estado de Mato Grosso. 

No ano de 1983, ainda como funcionário público, foi transferido para o município de Cassilândia, onde permaneceu até o ano de 1988. Neste período foi Venerável da Loja Maçônica e fundou a APAE de Cassilândia, tendo sido escolhido o seu primeiro Presidente. 

Em 1988 retornou para Aparecida do Taboado sendo Presidente do Rotary Club pela segunda vez. Ainda no mesmo período fundou o Rotary Club da cidade de Inocência, recebendo o título de sócio Benemérito. 

De 1993 a 1996 foi Secretário Municipal de Saúde de Aparecida do Taboado, no mandato do então Prefeito Dr. Vilson Bernardes de Melo. 

Em 1997 ingressou na vida pública, sendo eleito Prefeito de nosso Município de 1997 a 2000, tendo como Vice-Prefeito Orcílio Pereira de Queiroz. Nesse período foi agraciado como acadêmico da Academia Municipalista de Paranaíba na cadeira nº 13 (José Bonifácio de Andrade e Silva). Recebeu ainda o prêmio Prefeito Criança do Brasil, entre 20 municípios, pela ABRINQ (1998/1999). 

Foram quatro anos de uma administração profícua, com várias conquistas para o nosso povo, onde podemos destacar a construção de casas populares, construção da Escola Municipal Agrícola, prédio do Pronto Socorro Municipal “Vereador João Honório”, Centro Odontológico da Escola Municipal Coronel João Alves Lara, criação da Lavanderia Comunitária, implantação de usina de Reciclagem e Compostagem de Lixo, construção de Centros Comunitários, serviços de tratamento de água e esgoto, Casa do Artesão, entre outros serviços de igual importância. 

Mas, a gestão do Prefeito Dr. Geovaine Marques de Oliveira foi marcada pelo início do desenvolvimento industrial, com a criação do Polo Industrial Salim Abdo Samara. Se hoje Aparecida do Taboado é destaque no setor industrial no Estado muito se deve à administração do Dr. Geovaine, que acreditou no potencial do Município e investiu para o seu desenvolvimento. Outro marco daquela administração foi a inauguração da Ponte Rodoferroviária sobre o Rio Paraná no mês de maio de 1998, que passou a contribuir ainda mais para o progresso dessa terra. Ainda no ano de 1998 foram implantados dois PSFs, que atualmente é o ESF da Vila Barbosa e o ESF da Vila São Jerônimo. 

Do ano de 2001 até 2021 foi médico concursado no município de Selvíria. Foram 21 anos de bons serviços prestados, cumprindo com excelência a sua missão. No mês de junho do ano de 2005 concluiu o curso de Médico do Trabalho. 

Há 46 anos Dr. Geovaine trabalha como Pediatra em nosso Município, sendo que desde 2017 os atendimentos são realizados exclusivamente em seu consultório. 

Declarou o vereador Marcio que o homenageado tem a sua vida mesclada pelos trabalho como o médico querido, que já atendeu praticamente todas as crianças que nasceram neste período, e pela vida pública, onde uma extensa folha de serviços prestados estão registrados na história de nosso Município e na vida de seus moradores. 

“Muitas famílias foram agraciadas com a casa própria durante a sua administração, cuja localidade recebeu a denominação de Jardim Wilson Lucas de Oliveira I e II, cujos moradores têm essa eterna gratidão por hoje terem m teto para morar. Enfim, muitas são as razões para prestar esta singela homenagem ao Dr. Geovaine Marques de Oliveira, por tudo quanto fez e faz pela comunidade aparecidense”, finalizou Marcinho da Saúde.

EM AGRADECIMENTO - o médico Geovaine Marques de Oliveira, usou a tribuna e declarou ser um momento importante para ele e para sua família, pois teria a oportunidade em agradecer aos servidores do município, dos postos de saúde, do hospital municipal, por onde trabalhou longos anos.

Disse de sua gratidão aos médicos, Dr. Vilson Melo, Dr. José Queiroz, Dr. Olímpio e Dr. Gilson, os quais lhes deram apoio ao retornar ao município. Relembrando na ocasião os demais médicos que chegaram ao município e juntos trabalharam para o bem da saúde dos aparecidenses.

Na política, ao lado do ex-prefeito Silas Pereira, muito pode fazer por Aparecida do Taboado. Agradeceu a todos que foram secretários em seu mandato, em nome da ex-vereadora Ivone da Silva Muniz. Disse de seu sentimento muito grande por não estar mais entre nós, quatro grandes secretários Dr. João Rosa, Engenheiro Wilques Queiroz, Sérgio Stateri e a Professora Iria Marta.

Relembrou a vinda de grandes indústrias em seu mandato, como também dos feitos em todos os setores.

Desejou sucesso ao Prefeito José Natan em sua administração e que Aparecida do Taboado possa continuar crescendo cada vez mais.

Finalizou agradecendo aos filhos, à sua irmã Agnalda, e em especial à sua esposa professora Neide Furquim, pedindo a eles perdão pelas mágoas e declarando que estarão juntos e unidos até o fim. “Hoje estou mais feliz do que ontem, o meu muito obrigado”.