Câmara de Aparecida do Taboado

Vereadores usam a tribuna para comentar sobre melhorias para atender a população

Publicado em: 22/03/2023 09:25

Na sessão de 20 de março, alguns parlamentares usaram a tribuna para tratar sobre diversos assuntos de interesse da comunidade aparecidense.

Carlinhos Lageado – Comentou indicação solicitando ao Deputado Dagoberto Nogueira recursos federais para construção de uma creche para atender os bairros Tia Chica I e II; pediu ao Prefeito que refaça convênio com a Agehab para construir mais casas populares para a população do município.

Solicitou aos moradores da área rural “que tenham paciência, pois terão que brigar com Deus, são três frentes de trabalho para melhorias das estradas, e devido às fortes chuvas não tem como manter as estradas em dia”.

Marcinho da Saúde – Falou da importância da correção de um serviço do SUS. “Em 2022, foi sancionada a Lei nº 14.443, de 2 de setembro de 2022, e a partir de 5 de março de 2023, precisamos torná-la pública, pois ela fala sobre a esterilização de homens e mulheres, sendo o procedimento de vasectomia e laqueadura, reduzida a idade de 25 para 21 anos, obedecendo algumas restrições, precisa ter pelo menos dois filhos vivos, solicitar a cirurgia 60 dias antes do parto. Corrigindo com essa lei, o que acontecia anteriormente, quando as mulheres grávidas não podiam fazer a laqueadura enquanto se fazia o parto. Você que está grávida e tem interesse nesse procedimento, procure seu ESF, faça o planejamento familiar e solicite sua esterilização”, falou o vereador.

Gustavo Neira – Comentou que em viagem para a cidade de Sidrolândia, representando o Legislativo, em companhia dos Maestros da Banda Marcial, Edi Carlos e Nilson, como também do Chefe de Patrimônio Histórico do Executivo, Gabriel, conheceram o projeto Bombeiros do Amanhã, que tem por finalidade contribuir para a boa formação dos adolescentes, desenvolvendo a disciplina, a sensibilidade e o talento.

O outro Projeto é o Bolsa Música que engloba a Banda Marcial, quanto a um coral e orquestra, “quem se beneficia desse projeto, após algum tempo, o aluno será remunerado. Em Sidrolândia o valor pago é 38% do salário mínimo. Pretendemos implantar os projetos no município”, declarou.

O vereador comentou também sobre o projeto Auxílio Atleta que existe no município, dando um respaldo muito grande aos atletas nas competições fora. Acabando com a burocracia de ir atrás de dinheiro para refeição, para transporte, auxiliando esportistas de todas as categorias.

Vagner Panela – Parabenizou a administração pela entrega do material escolar, um projeto muito bonito que merece elogios. “Gostei muito desse projeto”, disse.

Pediu solução para colocar em prática o Código de Postura. E também para que os locais em que se encontram com lâmpadas queimadas, sejam trocadas, pois há muitas ruas escuras.

Defendeu a necessidade de arrumar um local para colocar os animais que estão doentes pelas ruas, para que sejam colocados e tratados.

Gilberto Carrapicho – Comentou sobre a novela do Centro Comunitário localizado no Jardim Imperial, “sendo o mesmo entregue na gestão passada todo reformado, mas não cuidaram do local, depredaram, acabaram com aquela benfeitoria. Tem gente querendo pegar o Centro Comunitário para cuidar, mas para colocar um bar, lá é lugar da população comemorar aniversário, das famílias se reunirem, não de colocar bar”, falou.

Carrapicho disse que conversou com o prefeito e o mesmo disse que irá realizar uma reforma lá, “mas precisam ter paciência, colaborar e aprender a cuidar dos bens públicos”, finalizou.

Jucleber Bim – Em suas palavras, cobrou da secretaria de Obras que tome providências quanto as poças de águas que estão formando na Avenida do Linhão, bem no cruzamento com a Avenida Orlando Mascarenhas, pois estão prejudicando os comércios nas proximidades e até uma igreja que existe por lá, sendo um grande número de pessoas que circulam naquela localidade.

Falou sobre um enorme buraco feito pela Sanesul, bem em frente ao portão do prédio da Igreja Adventista da Promessa, havendo além do buraco muito barro, “precisa ter mais agilidade quanto a essa melhoria”, disse.

Comentou sobre o início da topografia do Bairro Redentora, que em breve iniciará a pavimentação, “precisa conversar com os moradores para tirar carros inservíveis das ruas, ver se fossas sépticas não estão nos leitos das ruas, precisa haver conversa com os moradores para não desgastar quando iniciar os serviços de asfaltamento”, falou.

Comentou ainda sobre a execução das obras da Praça de Esportes que está sendo construída no Jardim Samara. Declarou que aquela localidade já está uns 50% concluída.