José Natan de Paula Dias

José Natan solicita construção de cobertura junto aos prédios públicos

Publicado em: 24/04/2020 08:50 | Fonte/Agência: Sessão Ordinária

José Natan solicita construção de cobertura junto aos prédios públicos

O Vereador José Natan de Paula Dias, na sessão ordinária realizada no dia 22 de abril, solicitou ao prefeito José Robson Samara Rodrigues de Almeida, com cópia a senhora Janete de Oliveira Queiroz, Secretário Municipal de Saúde, solicitando a construção de cobertura, junto aos prédios públicos, principalmente nas Unidades de Saúde, para abrigar as pessoas das intempéries do tempo.

Justificando declarou que “a maioria dos prédios públicos de nossa cidade, principalmente as unidades de saúde, não contam com a construção de cobertura para abrigar as pessoas que buscam atendimento horas antes de iniciar o expediente.

O que nos chama a atenção é que durante o tempo de espera as pessoas permanecem ao relento. Em determinadas épocas é o frio que gera transtornos; na estação das águas é a chuva que incomoda as pessoas, e durante o dia muitas das vezes é o sol escaldante que prejudica.

Como recebemos várias reclamações neste sentido, estamos apresentando esta indicação solicitando a construção de cobertura junto aos prédios públicos, de modo que as pessoas que se dirigem às unidades de saúde tenham um local seguro para se abrigar das intempéries do tempo.

São medidas simples, que não oneram os cofres públicos, mas que fazem toda a diferença para aqueles que aguardam o início do expediente, bem como dos atendimentos. Espero que este pedido seja atendido o quanto antes, a bem da comunidade aparecidense”, disse o vereador.

Aquisição e distribuição de máscaras -Também de autoria do vereador José Natan de Paula Dias, foi solicitado ao Prefeito Robinho Samara e a senhora Janete de Oliveira Queiroz, Secretária Municipal de Saúde, solicitando a aquisição e distribuição de máscaras de proteção facial para as famílias dos bairros de nossa cidade.

Em justificativa disse “tomamos conhecimento através da mídia nacional que diversos municípios estão adquirindo máscaras de proteção facial para serem distribuídas para a população como forma de colocar em ação uma das maneiras de prevenção do contágio do CORONAVÍRUS (COVID-19), que atualmente é a maior preocupação do setor da saúde pública.

A aquisição das máscaras é possível de vários modos, sendo que existem parcerias com empresas e até mesmo com entidades sociais, que fabricam as máscaras caseiras, as quais podem ser lavadas e reutilizadas.

O propósito maior é fazer com que todos os moradores recebam uma máscara de proteção facial, para que seja trabalhada a conscientização sobre a necessidade das pessoas se cuidarem, especialmente quando apresenta estado febril e tosse, e para aqueles do grupo de risco ao ter que se dirigir a algum local público.

Entendo que toda ação que leve a prevenção do contágio do CORONAVÍRUS (COVID-19) e enfrentamento da emergência de saúde pública, deve ser levado a efeito, de modo que a população esteja protegida”, justificou.

Programa Saúde na Hora - O Vereador José Natan de Paula Dias, reivindicou ainda, ao prefeito José Robson Samara Rodrigues de Almeida, e a senhora Janete de Oliveira Queiroz, Secretária Municipal de Saúde, solicitando a adesão/cadastro do município de Aparecida do Taboado junto ao Ministério da Saúde, para obter recursos e participar do programa “SAÚDE NA HORA”, para ampliar o atendimento nos postos de saúde, principalmente para atender pacientes que apresentem sintomas leves de coronavírus, como febre e tosse.

“O Programa Saúde na Hora foi lançado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS) em maio de 2019 e passou por atualizações com a publicação da Portaria nº 397/GM/MS, de 16 de março de 2020. O programa viabiliza o custeio aos municípios e Distrito Federal para implantação do horário estendido de funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o território brasileiro.

A iniciativa visa ampliar o acesso da população aos serviços da Atenção Primária, como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, aplicação de vacinas, pré-natal e, no momento atual para atender pacientes que apresentem sintomas leves de coronavírus, como febre e tosse. Até o momento, o Ministério da Saúde recebeu 387 solicitações de adesão ao Saúde na Hora.

Como podemos perceber se trata de mais uma medida para auxiliar os Municípios, buscando monitorar e criar ações para prevenção do contágio do CORONAVÍRUS (COVID-19) e enfrentamento da emergência de saúde pública”, justificou.