Alaor Bernardes da Silva Filho

Lolozinho quer implantação de Banco de Sangue junto ao Hospital Municipal

Publicado em: 26/05/2020 10:53 | Fonte/Agência: Sessão Ordinária

O vereador Alaor Bernardes da Silva Filho, popular Lolozinho, apresentou na sessão ordinária realizada dia 25 de maio de 2020, Indicação n.º 41/2020, ao Prefeito Municipal, solicitando a implantação de uma Agência Transfusional (Banco de Sangue), junto ao prédio público do Hospital Municipal, atualmente utilizado pela Fundação Estatal de Saúde de Aparecida do Taboado – FESAT.

Justificou o vereador que “Aparecida do Taboado é uma cidade que busca o seu pleno desenvolvimento, mas que é carente em diversos setores, especialmente no setor da saúde, mais precisamente em atendimento de urgência e emergência.
Sabemos que o sangue é vital para a vida, e se tivermos a necessidade urgente por parte de um paciente que necessite de imediato a aplicação de sangue para poder continuar vivo, é necessário que tenha no banco de sangue bolsa compatível com a tipagem sanguínea e o fator RH do referido paciente.

Como sabemos que em nosso município não temos “banco de sangue”, apresento a presente propositura no desejo de que a administração pública municipal faça gestões no sentido de implantar uma Agência Transfusional em nosso Município, com a finalidade de termos um local apropriado para o armazenamento, manuseamento e consequentemente oferecermos aos nossos munícipes mais segurança e agilidade quando necessitarem de receber sangue, que possam contar com este pronto atendimento aqui mesmo em nosso município, que atualmente só é possível junto ao município de Paranaíba.

O vereador Lolozinho apresentou também nesta sessão, o Projeto de Lei n.º 5/2020 – Legislativo, que “Dispõe sobre a denominação de ala de unidade de terapia intensiva e dá outras providências”. O mesmo foi encaminhado às Comissões Permanentes para receber os devidos pareceres.