José Carlos da Conceição Santos

Organizadores do Taboadão 2022 são homenageados pela Câmara Municipal

Publicado em: 11/05/2022 10:31 | Fonte/Agência: Sessão Ordinária

Whatsapp

 

Organizadores do Taboadão 2022 são homenageados pela Câmara Municipal

O vereador José Carlos da Conceição Santos, na sessão ordinária do dia 9 de maio, apresentou Moção de Congratulações n.º 08/2022, aos organizadores do Taboadão Rodeio Show, pela realização da Festa do Peão de Boiadeiro de portões abertos de Mato Grosso do Sul, nos dias 27, 28, 29 e 30 de abril de 2022, sendo a 51ª edição do maior evento do nosso calendário festivo. 

Reconhecida nacionalmente como uma das maiores festa do peão, o TABOADÃO RODEIO SHOW deste ano bateu recorde de público. Por ter sido de portões abertos e oferecer uma grade de shows com atrações de renomados artistas da música, tanto a população aparecidense quanto os visitantes lotaram o recinto da festa, sendo que no sábado dia 30/04, último dia do evento, o espaço ficou superlotado. 

Fruto de uma parceria que nasceu no ano de 2015, entre o Grupo Os Pioneiros com a Bacana Eventos de Santa Fé do Sul-SP e Rádio Cultura FM de Aparecida do Taboado, novamente demonstraram extremo profissionalismo e dedicação, repetindo o sucesso dos anos anteriores, sendo que desta feita receberam de forma unânime, a aprovação do público como uma das melhores festas dos últimos tempos, além de ser reconhecida como a maior festa de portões aberto de nosso Estado. 

Foram quatro noites de festa, que contou com o tradicional rodeio em Touro e Cavalos, na modalidade Cutiano, e shows de renomados artistas da música, como João Bosco & Vinícius, Hugo & Guilherme, Ícaro e Gilmar, Humberto & Ronaldo e Murilo Huff, e outros, sendo que houve noites com a apresentação de dois shows, finalizando cada noite na também tradicional Boate Bacana, que já tem o seu fiel público todos os anos.  

 A grande final das disputas aconteceu na noite do dia 30/04, sábado, com um público recorde, onde touros extremamente difíceis de se montar, uma seleção dos melhores cavalos e excelentes peões, tornaram as montarias emocionantes. Vale ressaltar que a edição deste ano sediou uma etapa do Circuito Roseta do rodeio em touros e a montaria em cavalos, na modalidade cutiano, contou com peões da Seleção Brasileira de Cutiano, inclusive com peões aparecidenses fazendo parte desta seleção, e ainda peões de nossa cidade que foram convidados para também abrilhantarem a nossa famosa Festa do Peão de Boiadeiro. 

A final em touros precedeu a de cavalos, onde com a narração do grande locutor de rodeios Luciano de Oliveira, o público presenciou um grande espetáculo. O embate homem versus touro faz os corações baterem mais acelerados. Mãos são levadas à cabeça a cada queda e o público vai ao delírio toda vez que algum atleta domina o animal com maestria. Após uma disputa acirrada o peão Cássio Dias Barbosa, da cidade de São Francisco de Sales-MG, sagrou-se campeão.                                                          

Uma pausa para os comerciais e, enquanto os competidores se preparavam para a grande final em cavalos, teve início as surpresas reservadas para o último dia da festa. Iniciou-se com uma emocionante homenagem a pessoas queridas e que já não estão mais entre nós. Foram lembradas vítimas da Covid-19 e de outras enfermidades, sendo todas elas pessoas muito queridas e que tiveram forte relação com o mundo do rodeio, mais precisamente com a nossa Festa do Peão de Boiadeiro. O momento foi para reverenciar aqueles que contribuíram de alguma forma para o sucesso deste evento durante a sua história e de muita comoção por parte das famílias e público presente no recinto da festa. 

Na sequência o peão de rodeio aparecidense Luis Fernando “Taturana” encarou o touro Cachaçamba no Desafio do Bem, ação que acontece na arena para arrecadar fundos para determinada entidade social, sendo que neste ano o contemplado foi o Instituto Promocional Dom Afonso Maria Fusco. Embora o peão não tenha permanecido os oito segundos sobre o animal, as doações ultrapassaram os dezessete mil reais, cujo valor será de grande valia para manter as atividades daquele Instituto, que atende crianças carentes de nosso Município.  

Em seguida aconteceu a grande final na modalidade cutiano, narrada pelo locutor Divino Donizete Lopes, o “Palito”, que neste ano foi surpreendente, principalmente pelo fato de que apenas um dos competidores classificados para a disputa final permaneceu os oito segundos sobre o cavalo. O grande campeão foi o peão Fabiano Conceição, da cidade de Piracicaba-SP. 

Ainda para o sábado, último dia da festa, foi lançado pelos organizadores a campanha TABOADÃO SOLIDÁRIO 2022, que se tratou da troca do ingresso por um quilo de alimentos para ajudar as entidades de nossa cidade. O público abraçou a ideia e colaborou com a ação, que rendeu mais de vinte e quatro toneladas de alimentos, que foram divididas entre as oito entidades participantes, enchendo as despensas e garantindo o alimento por vários meses a cada uma delas. Foi tremendo o resultado alcançado, restando muita gratidão por parte dos beneficiados. 

A seguir foram feitas as premiações dos vencedores nas duas modalidades disputadas no rodeio, bem como o reconhecimento da melhor Cia de Rodeio, a melhor tropa e os melhores animais. 

Por fim aconteceu a tradicional queima de fogos, que é um momento esperado, que encanta e emociona a todos.  

É imperativo mencionar que a festa do peão de 2022 contou com importantes apoiadores, que tornaram possível o sucesso do evento, principalmente para que o mesmo fosse realizado de portões abertos. Parcerias com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Secretária de Estado de Cidadania e Cultura de MS, a Prefeitura de Aparecida do Taboado, onde o nosso Prefeito José Natan de Paula Dias não mediu esforços para destinar recursos com a finalidade de custear o show artístico de uma das uma das noites, e a Câmara Municipal de Vereadores, com a aprovação unânime do projeto de lei, foram fundamentais para que todos tivessem livre acesso ao Recinto “Os Pioneiros”, prestigiassem o rodeio e ainda assistissem aos grandes shows apresentados à cada noite.

Embora a realização da festa estivesse a cargo da parceria das empresas Bacana Eventos e Rádio Cultura FM, é importante lembrar que tudo isso se deve ao Grupo Os Pioneiros, que entendem a necessidade deste acontecimento a cada ano, tanto para trazer alegria às pessoas como para fomentar todos os segmentos do comércio local, que tem suas vendas aquecidas com a realização do nosso maior evento festivo. O Grupo os Pioneiros é formado por homens e mulheres com larga experiência na organização da festa do peão, os quais permanecem ao lado dos parceiros durante todo o período que antecede o evento, prestando toda a ajuda possível. Portanto, não podemos deixar de mencionar a relevância do Grupo Os Pioneiros nesta linda trajetória de sucesso que é a nossa Festa do Peão de Boiadeiro. 

Nestor Júnior falou em nome dos organizadores e declarou que o “momento é de muito orgulho para os realizadores da Festa. Agradeço em nome do senhor Alcidone Almeida a parceria com “Os Pioneiros” e destaco que o sucesso do Taboadão é desde 2015, e não seria possível se não fosse “Os Pioneiros” que iniciaram o evento há 51 anos. Agradeço o apoio da administração e da Câmara de Vereadores. Peço aqui, que o poder público, apoie mais na utilização daquele recinto, para que não seja utilizado apenas 4 anos no ano. Que algo seja feito para que utilizem mais vezes”, disse um dos organizadores.

Silas Pereira usou a tribuna e agradeceu a homenagem recebida pela realização do Taboadão 2022. “Aquele recinto não ficará de herança para nossos filhos e sim é de Aparecida do Taboado e dos aparecidenses, então precisa ser utilizado pelo Poder Público e não só 4 dias por ano, mas para diversas realizações”, disse o Pioneiro.