19 de agosto de 2022
05/08/2022 09:49
Câmara retorna aos trabalhos após recesso parlamentar

Na manhã de 1 de agosto de 2022, ocorreu a primeira sessão ordinária do segundo semestre do ano, sob a presidência do vereador Gustavo Neira, contando com a presença unanime dos demais parlamentares.

Na ocasião os edis apreciaram diversas proposituras, tanto no Expediente, quanto na Ordem do Dia, entre elas destacamos:

Projeto de Lei n.º 27/2022, de 22 de julho de 2022, do Executivo Municipal, que “Autoriza o Instituto de Previdência do Município de aparecida do Taboado – IPAMAT a firmar Termo de Cooperação com o Poder Executivo de Aparecida do Taboado/MS, objetivando a utilização, por parte do Instituto de Previdência do Município de Aparecida do Taboado, dos serviços executados pela Estrutura Técnica do Departamento de Compras e Licitações e Contratos do Município”. O mesmo foi encaminhado às comissões permanentes para receber os devidos pareceres.

Projeto de Lei n.º 29/2022, de 29 de julho de 2022, do Executivo Municipal, que “Autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com o BRB – Banco de Brasília S.A, e dá outras providências”. Sendo tramitado em regime de urgência, o mesmo foi colocado na pauta da Ordem do Dia, sendo discutido, votado e aprovado por maioria dos parlamentares (7 favoráveis e 2contrários).

Requerimento n.º 07/2022, encaminhado ao Prefeito Municipal, de autoria do Vereador Luis Fernando Oliveira da Silva, requerendo que forneça a esta Casa de Leis, as seguintes informações relacionadas ao falecimento do jovem Jelson Vieira de Oliveira, ocorrido no dia 09 de julho de 2022: - Quem era o médico cirurgião responsável pelo atendimento naquele dia; - Qual o motivo do médico não ter comparecido para prestar a assistência necessária; - Qual o nome do médico anestesista para prestar seus serviços naquela data; - Porque não foi utilizada a ambulância UTI de nosso Município para a transferência; - Havia médico de sobreaviso no dia do fato relatado? Em caso positivo, informar o nome do profissional; e em caso negativo, informar o motivo.

Colocado em discussão o requerimento, o vereador autor usou a tribuna para pedir apoio aos colegas na aprovação da matéria em pauta. Sendo colocado em votação, o mesmo foi aprovado por unanimidade de votos.

Indicação n.º 95/2022, ao Prefeito Municipal, de autoria do Vereador José Carlos da Conceição Santos, solicitando que seja firmado parceria com os proprietários de imóveis de baixa renda, objetivando a construção de calçadas defronte os imóveis que ainda não contam com este serviço.

Indicação n.º 96/2022, ao Prefeito Municipal, de autoria do Vereador José Carlos da Conceição Santos, indicando a viabilização de recursos para a pavimentação asfáltica da Rua Francisco Luzio, que faz a ligação do bairro Vila Barbosa com o Residencial São João. Indica ainda, o asfaltamento de um trecho da Rua Dom Aquino Corrêa, que cruza com a Rua Francisco Luzio e da Rua Goiabeiras, que segue na sua lateral.

Indicação n.º 97/2022, ao Prefeito Municipal, de autoria dos Vereadores José Carlos da Conceição Santos, Márcio Garcia Galdino e Vagner Lopes Martiniano de Aquino, reivindicando a viabilização de recursos para a execução dos serviços de pavimentação asfáltica das ruas do Residencial São João, em Aparecida do Taboado.

Indicação n.º 98/2022, ao Prefeito Municipal, de autoria da Vereadora Patrícia Maria dos Santos, solicitando a construção de uma canaleta devidamente sinalizada no cruzamento da Rua Agenor Pedrosa com a Rua Carlos Alves Ferreira, com localização no bairro Chácara Boa Vista, para facilitar o escoamento das águas, bem como o tapamento de buracos naquela localidade.

Indicação n.º 99/2022, ao Prefeito Municipal, de autoria da Vereadora Patrícia Maria dos Santos, indicando a viabilização de recursos para a instalação de um playground junto à Praça Municipal Ajax Furquim Leite em Aparecida do Taboado.

Indicação n.º 100/2022, ao Prefeito Municipal, de autoria da Vereadora Patrícia Maria dos Santos, reivindicando a tomada de medidas objetivando a instalação de uma farmácia básica junto ao prédio do Pronto Socorro Municipal.

Indicação n.º 101/2022, ao Prefeito Municipal, de autoria do Vereador Jucleber da Silva Queiroz, indicando a contratação de Terapeuta Ocupacional para atender a rede municipal de ensino.

Indicação n.º 102/2022, ao Prefeito Municipal, de autoria do Vereador Moysés Chama de Carvalho, reivindicando a execução dos serviços de sinalização com faixas demarcatórias em toda a extensão da Avenida São Cristóvão, para dividir as suas pistas.

Finalizando, o Vereador Moysés Chama de Carvalho apresentou Moção de Pesar por Falecimento n.º 09/2022, à família do saudoso Wilson Ferreira Lima, pelo seu passamento ocorrido no dia 08 de julho de 2022, na cidade de Três Lagoas – MS.

Usando a tribuna o vereador Moysés Chama declarou que toda a sociedade organizada sentiu a sua morte, sendo o Ferreirinha um grande amigo e também amigo do MDB, um homem que ajudou no progresso de Aparecida do Taboado, um grande político sem precisar ser político. Ficará eternamente vivo nos nossos corações e de toda a família.

Carlinho Lageado declarou sua grande amizade com o saudosos Ferreirinha, “homem de bom coração, muito querido por todos, deixando marcas por onde passou”.

A Moção foi colocada em votação, sendo aprovada por unanimidade.