19 de agosto de 2022
29/08/2018 09:36

Moyses Chama reivindica instalação de parques infantil adaptados para crianças com necessidades especiais.

Na sessão ordinária realizada dia 27 de agosto de 2018, o vereador Moyses Chama de Carvalho, apresentou indicação ao prefeito José Robson Samara Rodrigues de Almeida, com cópia à senhora Maria Margarida de Matos, Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, solicitando a instalação de parques infantil adaptados com brinquedos inclusivos para crianças com necessidades especiais.

Justificando, declarou que a acessibilidade deve estar cada vez mais presente no dia a dia das pessoas com deficiência. Seja menino, menina, com deficiência ou não: se há uma coisa que não muda de criança para criança é a vontade e a energia para brincar. E para evitar que ninguém fique de fora das brincadeiras, se faz necessária a tomada de medidas para permitir o acesso de todas as crianças e jovens, a exemplo da iniciativa da prefeitura de Curitiba, que inaugurou a Roda Inclusiva em um parque, sendo o primeiro parquinho daquela capital com brinquedos adaptados.

O vereador disse ainda, que a cidade de Curitiba adquiriu kits que reúne 4 brinquedos para parques desenvolvidos especialmente e de forma segura para crianças e jovens com deficiência, que são brinquedos de parques inclusivos e alguns itinerantes que podem ser incluídos em parquinhos que já existem na cidade. Só para referendar o que estamos citando, no caso de Curitiba os brinquedos adaptados foram desenvolvidos por uma equipe da IMOVE, braço da empresa curitibana Anjus.

“A instalação de brinquedos nos parquinhos públicos significa respeito aos cidadãos com deficiência e seus familiares, que podem ter momentos de lazer e de convivência. É um direito das pessoas com deficiência ter a possibilidade de uso de todos os espaços. A intenção é aprimorar equipamentos específicos para que crianças com deficiências possam brincar no mesmo espaço dividindo inclusive o mesmo brinquedo. Assim como Curitiba, Aparecida do Taboado poderia ser mais uma vez exemplo para o país e para o estado de MS. Espero que Vossa Excelência analise com especial atenção esta indicação e faça gestões no sentido de atender o pleito formulado, para que os parques entregues à população já tenham equipamentos de inclusão, disse o parlamentar Moyses Chama.