Câmara de Aparecida do Taboado

Em Sessão Extraordinária vereadores aprovam denominações de Estratégias de Saúde da Família

Publicado em: 02/03/2023 09:39

Através de Sessão Extraordinária, convocada pelo presidente, Vereador Jucleber da Silva Queiroz, a Câmara Municipal de Aparecida do Taboado, reuniu-se na manhã de 2 de março de 2023, para apreciação de dois Projetos de Leis do Legislativo, denominando as ESF´s localizadas na Vila São Jerônimo e Vila Pereira.

Contando com a maioria os senhores vereadores, o presidente Jucleber BIM, abriu a sessão na Pauta da Ordem do Dia, onde constava o Projeto de Lei nº 2 de sua autoria, que dispõe sobre a denominação de ESF “Maria José da Silva Azambuja”, localizado na Vila São Jerônimo.
Justificou o vereador BIM que a saudosa Maria José, carinhosamente chamada de Zezé, nasceu em Três Lagoas em 19 de março de 1958, chegando em Aparecida do Taboado, no ano de 1984, onde constituiu família, casando-se com Alaor Azambuja Garcia, com quem teve 3 filhos: Fabrícia, Fernanda e Fabiano.

Chegando ao município passou a trabalhar no Hospital Municipal como auxiliar de enfermagem, mas sempre muito dedicada qualificou-se profissionalmente e concluiu o curso técnico de enfermagem, o que possibilitou ampliar seus conhecimentos na área, profissão a qual ela amava exercer.

A saudosa Zezé dedicou 25 anos de serviços à antiga Santa Casa, hoje Fundação Estatal de Saúde –FESAT, nunca mediu esforços para desempenhar sua função.

Mãe, avó amorosa e esposa dedicada, deixou a honestidade como seu maior legado à família. Ela faleceu no dia 13 de julho de 2021, aos 67 anos e merece esta justa homenagem por todos os bons serviços prestados à comunidade aparecidense, principalmente na área da saúde.

O outro Projeto de Lei apreciado foi o de nº 3, de autoria do vereador Gilberto Pereira que dispõe sobre a denominação de ESF “José Gomes dos Santos”, localizado na Vila Pereira. Ao justificar a denominação, o vereador Gilberto Carrapicho, declarou que, o homenageado, Dr. Gomes, como era chamado, nasceu na cidade de Souza, na Paraíba, em 18 de março de 1950, e no ano de 1978 formou-se em Medicina Veterinária, mudando-se no ano seguinte para Brasília, onde no MAPA, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, iniciou sua carreira profissional.

Depois de permanecer um certo tempo em Campo Grande, foi transferido para Aparecida do Taboado, onde casou-se no ano de 1980, com Tânia Regina Milanezi Gomes, com quem teve dois filhos: Mariana e José Napoleão. Dr. Gomes durante sua trajetória profissional passou por Araçatuba, Paranaíba e Três Lagoas também, sempre como Auditor Fiscal Federal Agropecuário. Como Auditor Fiscal, sempre priorizou a saúde animal tendo uma visão bem ampla da atividade, assegurando necessária a existência de serviços veterinários bem estruturados, capacitados e aptos para detecção e adoção precoce de medidas de controle e erradicação das doenças, o que sempre foi sua grande marca.

Ele deixou a todos no dia 11 de agosto de 2020, sendo mais uma vítima da Covid-19. Por tudo que fez para a nossa terra e para a comunidade, Dr. José Gomes dos Santos é digno de merecer esta honraria, pois sempre participou ativamente do desenvolvimento de Aparecida do Taboado.
Após leitura e apreciação, os dois projetos foram aprovados por unanimidade dos vereadores presentes.