Marcio Garcia Galdino

Marcinho da Saúde pede a implantação da Guarda Municipal

Publicado em: 19/04/2023 10:24

Na sessão realizada dia 17 de abril de 2023, na Câmara Municipal de Aparecida do Taboado, o vereador Marcio Garcia Galdino, solicitou aos secretários municipais de Obras e de Desenvolvimento Econômico que prestes à Câmara, as seguintes informações: - O lixão do município está desativado? - Existe um prazo de até quando ele estará em funcionamento? - Ele está acessível para todos que precisarem utilizar? - Se as empresas de caçambas e indústrias foram notificadas sobre a desativação do lixão? - Quem está fiscalizando o despejo dos resíduos sólidos da construção civil, varrição das vias públicas, de podas de árvores, do comércio em geral, e os domiciliares? - Se é cobrado IPTU das indústrias?  - É possível incluir um ponto de coleta nas indústrias com uma caçamba como é feito nos ranchos?

Justificando declarou que o lixão de Aparecida do Taboado é uma questão séria, cuja solução é buscada há anos e até o momento restam uma série de questionamentos sem respostas.

“Por ser do nosso interesse conhecer tais questões, e por ser nosso dever e direito fiscalizar os atos da administração pública, até para poder responder aqueles que nos questionam a esse respeito, estou apresentando o presente requerimento”, falou.

O Vereador Marcinho da Saúde reivindicou ainda à secretária de Educação que prestes ao Legislativo, as seguintes informações relacionadas às crianças que estão aguardando vagas nas creches do Município: - quais providências a Secretaria de Educação está tomando para atender a demanda de vagas; - quais medidas serão tomadas para a regularização dessas vagas e qual o prazo para realizar esse acolhimento?

Justificando na tribuna declarou que existe uma relação no portal da transparência onde consta uma lista de crianças aguardando vaga nas creches municipais. Conforme consta no portal de transparência, na data de 13/04/2023, temos 149 crianças aguardando vagas nas creches municipais.

Indicou também ao prefeito José Natan a implantação da Guarda Municipal para a realização de ronda em nossa cidade.

Em justificativa declarou nunca houve tempo em que a segurança das pessoas estivesse tão ameaçada quanto hoje. A violência praticada em todo o mundo tem provocado medo e insegurança de tal forma, que ningúem mais desfruta de paz e tranquilidade. Com os recentes ataques nas escolas, a situação ficou ainda pior.

Neste contexto, temos verificado que muitos governos municipais têm tido a iniciativa de implantar a guarda municipal, com o objetivo de oferecer segurança à população.

O serviço consiste na realização de rondas, especialmente noturnas, da 00 às 06 horas, utilizando-se motocicletas, que tem o custo mais baixo, inclusive com combustível. Mas o ideal é que o serviço seja prestado com veículo mais apropriado até para intimidar mais. Existem municípios vizinhos ao nosso serviço em que o serviço é estendido à população durante todo o dia, que sabe das vantagens oferecidas.

De muitas maneiras os moradores seriam beneficiados. Como se sabe os estudantes do período noturno, que residem nos bairros mais afastados enfrentam o perigo de retornar para seus lares, passando por localidades despovoadas. Os trabalhadores que vão ao trabalho ou deste retornam dentro do horário específicado acima, também enfrentam a mesma situação. Os comerciantes constantemente estão sofrendo roubos, assaltos; da mesma forma, os lares estão ameaçados de arrombamentos seguidos de furtos, afora a questão das ameaças de ataques as escolas. Enfim, torna-se desnecessário enumerar as questões geradas pela violência de modo geral, e de nossa cidade não está isenta de sofrer tais ações.