Patricia Maria dos Santos

Vereadores pedem contratação de intérprete de Libras

Publicado em: 06/06/2023 09:03

Os vereadores Patrícia da Saúde, Moysés Chama e Fernando Taturana, na sessão do dia 5 de junho, apresentaram indicação ao Prefeito José Natan, solicitando a contratação de intérprete de Libras para atender junto à Casa do Trabalhador de nossa cidade.

Justificaram os parlamentares que “sejam surdos ou ouvintes, os intérpretes de Libras são responsáveis por facilitar a comunicação de maneira neutra, garantindo o acesso à informação para a pessoa surda que se comunica por meio da Língua Brasileira de Sinais. É muito comum vermos a participação desses profissionais em propagandas eleitorais e comunicados federais, mas eles estão mais presentes na vida dos surdos do que se imagina. A atuação dos intérpretes de Libras é necessária também em escolas, eventos culturais e até mesmo em consultas médicas. No entanto, para que a pessoa realize esse tipo de trabalho é necessário que ela possua qualificação adequada e especialização na área em que atua.

Neste contexto, presenciamos recentemente junto à Casa do Trabalhador, uma moradora de nossa cidade em busca de trabalho e por ser surda e se comunicar através da língua de sinais a mesma ficou sem ser entendida, momento em que seu pai explicou a situação. Ficou claro naquele instante que o local precisa de um profissional intérprete da língua brasileira de sinais para poder atender situações desta natureza”.

Os vereadores Patrícia da Saúde e Fernando Taturana, reivindicaram ao Prefeito José Natan, com cópia ao secretário de Obras, solicitando a reforma completa da ponte de madeira sobre o Córrego do Pedregulho, localizada na Fazenda Quitéria, na região da Pedreira, neste Município.

Justificaram os edis que “as pontes construídas sobre os córregos servem de passagem e ligação das regiões em nosso Município. A ponte de madeira sobre o Córrego do Pedregulho, localizada na Fazenda Quitéria, é de extrema relevância para os moradores e proprietários de terras daquela região, bem como para os demais usuários, em especial para o transporte de alunos e da produção.

Ocorre que a ponte mencionada está muito danificada. A madeira que forma o lastro da ponte está quebrada, com vários buracos e representando perigo de acidente para todos que dependem daquela passagem”.