Moysés Chama de Carvalho

Moysés Chama quer contratação de Médico Infectologista e a transformação de uma escola em Hospital de Campanha.

Publicado em: 07/04/2020 09:31 | Fonte/Agência: Sessão Ordinária

Moysés Chama quer contratação de Médico Infectologista e a transformação de uma escola em Hospital de Campanha

O Vereador Moysés Chama de Carvalho, na 9.ª sessão ordinária de 2020, realizada no dia 6 de abril, reivindicou ao prefeito José Robson Samara Rodrigues de Almeida, e ao Secretário Municipal de Saúde, solicitando providências no sentido de viabilizar a contratação de Médico Infectologista para assessorar o setor da saúde pública em nosso Município, no período de pico de casos do Coronavírus (COVID- 19).

Justificando declarou, “segundo prognósticos o pico da epidemia de Coronavírus (COVID-19) no Brasil deve ocorrer na segunda quinzena de abril. Tal afirmação foi reforçada por infectologista da Fiocruz. Nesse período é essencial que as medidas de isolamento em todo o país sejam mantidas de forma rigorosa nos próximos dias.

Nossa preocupação cresce ao levarmos em conta a estrutura deficiente no setor da saúde pública em nossa cidade. Temos assistido o comprometimento dos responsáveis pela área da saúde em se precaver para que o pior não aconteça aqui, haja vista que não temos o suporte necessário.

Neste contexto, entendo que a contratação de um infectologista é de extrema importância para nortear as medidas objetivando o controle do contágio comunitário, que ocorre após a confirmação dos primeiros casos.

Sabemos que são iniciativas relevantes, a exemplo do pedido ora encaminhado, que poderão fazer a diferença no momento em que a crise se instalar de vez com a contaminação em nosso Município”, disse o parlamentar.

Já através da Indicação nº 16/2020, o vereador Moysés Chama, solicitou ao prefeito José Robson Samara Rodrigues de Almeida,  à senhora Maria Margarida de Matos, Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, e ao Secretário Municipal de Saúde, providências no sentido de que uma escola de nossa cidade seja transformada em Hospital de Campanha, com uma estrutura de leitos de baixa complexidade e redistribuição de mão de obra do município para garantir um maior número de profissionais da saúde para atender as demandas de rotina, para os pacientes de baixa complexidade, mas que necessitarem de internação, especificamente com sintomas e diagnostico de COVID-19.

Em justificativa declarou que “por todo o País espaços estão sendo transformados em Hospitais de Campanha para pessoas infectadas com COVID-19. Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e outros estados, e não é somente capitais, mas também em suas pequenas cidades do interior.

Nós devemos nos antecipar nas tomadas de decisões para que no período crítico possamos manter o controle da situação. Por isso é necessário que a administração decida com o Comitê Municipal de Enfretamento e Prevenção ao COVID-19, que já foi criado, para que uma escola possa ser transformada em Hospital de Campanha, com uma estrutura de leitos de baixa complexidade e redistribuição de mão de obra do município para garantir um maior número de profissionais da saúde para atender as demandas de rotina. O Objetivo de um Hospital de Campanha para este período de Pandemia não é funcionar como centro de consulta, mas sim, será um hospital de retaguarda clínica para os pacientes de baixa complexidade, m as que necessitarem de internação, especificamente com sintomas e diagnostico de COVID-19”, justificou Moysés Chama.