Moysés Chama de Carvalho

Moção de Pesar pelo falecimento da Fundador do Grupo Pelmex

Publicado em: 06/05/2020 08:45 | Fonte/Agência: Sessão Ordinária

Moção de Pesar pelo falecimento da Fundador do Grupo Pelmex

O vereador Moysés Chama de Carvalho apresentou Moção de Pesar por falecimento à família do saudoso Ascolo Antônio Martin, pelo seu passamento ocorrido no dia 1º de maio de 2020, na cidade de São José do Rio Preto – SP.

Justificou o vereador que “nesta sexta-feira, 1º de maio, faleceu aos 84 anos, o empresário Ascolo Antônio Martin, fundador do Grupo Pelmex, empresa detentora também da marca Probel e um dos principais grupos do segmento de colchões do Brasil. O empresário havia sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) e estava internado no hospital Beneficência Portuguesa, em São José do Rio Preto - SP.

Nascido em Poloni – SP, e filho de imigrantes italianos, Ascolo trabalhou na lavoura e, aos 12 anos, mudou-se com a família para Fernandópolis - SP. Para ajudar no sustento da casa, trabalhou como serralheiro, ferreiro, lavador e engarrafador. Passou, então, a atuar como vendedor de bebidas, profissão que o levaria a viajar por diversas cidades. O saudoso empresário era casado com Cinira Martin e pai de quatro filhos.
Em 1958, fundou a Colchoaria Brasil, uma fábrica de colchões de capim. A empresa cresceu e, três anos depois, começou a produzir colchões de mola e estofados. Foi então que a empresa mudou de nome, passou a se chamar Pelmex e, em 1974, mudou a fábrica de Fernandópolis para São José do Rio Preto. Nos anos 1980, a Pelmex comprou a também fabricante de colchões Probel, tornando-se um dos principais grupos deste segmento no País. Na década seguinte, a empresa entrou no segmento de confecções, com marcas como 1+1 e Beabá. Atualmente há filiais em várias regiões do Brasil, como em Aparecida do Taboado.

Aparecida do Taboado e seus funcionários lamentam profundamente o falecimento de Sr. Ascolo Martin, homem honrado e conhecido pelo seu profissionalismo, honestidade e sem dúvida um grande empreendedor, que muito contribuiu para o desenvolvimento industrial deste Município”, disse o vereador.