Heberson Galter Custódio

Vereador Ber Galter homenageia irmã Ângela Maria Jorge

Publicado em: 19/02/2021 09:17 | Fonte/Agência: Sessão Ordinária

Vereador Ber Galter homenageia irmã Ângela Maria Jorge

O vereador Heberson Galter Custódio, apresentou a Moção de Congratulações n.º 02/202, encaminhada à irmã Ângela Maria Jorge, pelos anos de relevantes serviços sociais prestados à comunidade aparecidense à frente do Instituto Promocional Dom Afonso Maria Fusco.

Na justificativa o vereador declarou que “a nossa homenageada é filha de Angelino Eliotério Jorge e Abigail Delfino Jorge, sendo que ela é a quarta filha do casal que teve 09 filhos. Junto a sua família sempre se mostrou uma pessoa responsável, centrada, caprichosa e cuidadora dos irmãos. Desde muito cedo era a costureira da família. Na escola recebeu prêmios de aluna exemplar. Muito caseira, sempre mostrou sua disposição para ajudar a todos que precisavam.

Antes de entrar para a vida religiosa trabalhou num escritório de Contabilidade por muitos anos na cidade de Belo Horizonte, oportunidade em que demonstrou ser uma excelente funcionária, sendo que só deixou o trabalho para entrar na Congregação, deixando as portas abertas, caso entendesse não ser essa a sua vocação.

Juntamente com sua mãe, Dona Abigail, participava da irmandade do Coração de Jesus. Para todos da família Jorge se mostrou uma irmã amorosa, boa tia, amiga, pessoa justa, companheira e acima de tudo, um exemplo para todos com seu testemunho de amor a Deus e dedicação aos menos favorecidos, sem deixar de ser uma pessoa muita alegre e cheia de vitalidade.
Entrou para a Congregação das Irmãs de São João Batista, no dia 21 de maio de 1977, no Instituto Educacional São Judas Tadeu em Brasília, atuando como secretaria da obra e na contabilidade, onde fez a primeira experiência para a Vida Religiosa. Em seguida foi para Belo Horizonte, onde continuou e terminou sua formação até os votos perpétuos, aos 26 de setembro de 1986.
Foi uma das Fundadoras da Missão das Irmãs no Paraná, primeiro na cidade de Inajá, com a missão de Pastoral Paroquial e depois na cidade de Mandaguari, onde hoje existe a obra e a residência das irmãs. No começo morou juntamente com a Irmã Auxiliadora numa casa de família, dividindo o espaço pequeno e provisório por meses. Demonstrando assim todo o seu espirito de sacrifício e amor à missão.

Como religiosa Batistina é extremamente dedicada em tudo o que faz, assume com muito amor e zelo a missão que lhe foi confiada. Em Aparecida do Taboado está desde 2015, como Diretora do Instituto Promocional Dom Afonso Maria Fusco. É incansável em buscar recursos para melhorar a qualidade do atendimento, seja através de parcerias com a Prefeitura Municipal, com o Estado, AABB Comunidade, Emendas Parlamentares e novos benfeitores.

Com o objetivo de alcançar sua meta que era o bem das crianças e adolescentes atendidos pelo Instituto, Irmã Ângela não poupou sacrifícios e noites de sono trabalhando para que tudo estivesse correto e chegasse a tempo, conforme as exigências legais.

Para todos que tiveram a alegria e o privilégio de conviver com ela, sentia uma presença forte de Deus em todos os seus atos. Muito humana, sensível as necessidades dos outros, procurou em tudo ajudar, mesmo que para isso tivesse que ficar mais tempo sem descansar. Trabalhadora incansável, exemplo de honestidade e competência, sempre atenta a tudo para que nada ficasse sem fazer e atrapalhasse o bom andamento da obra ou a missão.
 Sempre muito alegre, o sorriso no rosto é uma de suas marcas, e por onde passasse, quase sempre a pé, falava com todos com simplicidade, delicadeza e carinho. Simplicidade, humildade, sinceridade, fraternidade, agindo sempre com justiça, eis as características marcantes dessa grande mulher, pequena no tamanho, mas gigante na fé, no amor a Deus e na dedicação ao próximo.

Além das atividades como Diretora da Obra, exerceu a missão de responsável da comunidade religiosa, o que fez com grande carinho, cuidado e dedicação às irmãs. Muito atenta e zelosa para que nada faltasse as Irmãs e as crianças, procurou dar o melhor de si, sem pensar muitas vezes no próprio bem-estar. Fiel à sua vida religiosa, se mostrou atenta a sua vida de oração pessoal, aos momentos de oração na comunidade e a oração diária do Santo Terço. Também no Santuário Diocesano assumiu com grande responsabilidade a animação da Pastoral do Batismo e Assessoria da Pastoral Catequética.

Durante os 08 anos em que permaneceu e trabalhou por nossa gente, todos sabiam que podia contar com sua ajuda, sabedoria e dedicação, pois enxergavam na Irmã Ângela, uma verdadeira serva de Deus, que seguindo o exemplo do fundador da Congregação das Irmãs de São João Batista, Santo Afonso Maria Fusco, buscou enquanto aqui serviu, fazer o bem a todos, se possível até com a própria sombra”, disse o vereador.