Jucleber da Silva Queiroz

Vereador Jucleber Bim presta homenagens à Psicóloga Cristina Pires

Publicado em: 25/02/2021 12:10 | Fonte/Agência: Sessão Ordinária

Vereador Jucleber Bim presta homenagens à Psicóloga Cristina Pires

Através da Moção n.º 03/2021, apresentada na sessão realizada dia 22 de fevereiro de 2021, encaminhada à Dra. Cristina Maria de Freitas Pires, o vereador Jucleber da Silva Queiroz, homenageou a profissional pelos 30 anos de serviços prestados em Aparecida do Taboado como Psicóloga e por sua aposentadoria no dia 09 de fevereiro de 2021.

“Esta Casa de Leis rende nesta noite o seu preito em reconhecimento e gratidão à Dra. Cristina, pelos 30 anos de serviços prestados com excelência como Psicóloga em nossa cidade, que culminou com sua merecida aposentadoria.

Nossa homenageada nasceu no dia 26 de setembro de 1967, na cidade Cassilândia – MS, sendo filha do senhor João Ferreira Pires (in memoriam) e da senhora Maria de Freitas Pereira Pires. Mudou-se para a cidade de Campinas – SP, oportunidade em que cursou Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC, concluindo o curso em janeiro de 1992. Em seguida retornou para Aparecida do Taboado, onde residia familiares de sua mãe, sendo que seus pais permaneceram em Campinas. Aqui começou sua brilhante trajetória profissional.

Ainda em 1992, mais precisamente no mês de março, foi contratada pelo Município, passando a trabalhar como Psicóloga da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Aparecida do Taboado.

Ao ser aprovada em concurso público, Dra. Cristina foi a primeira Psicóloga concursada pela Prefeitura. Ela tomou posse no dia 15 de março de 1996, sendo cedida para a APAE, dando seguimento ao trabalho que realizava com dedicação. Na APAE atuou como Psicóloga de 1992 até 2010. Foi eleita como Presidente voluntária desta entidade no período de 2011 a 2013 e reeleita para dar continuidade no trabalho de 2013 a 2016.

Além de escrever uma bonita história junto à APAE, Dra. Cristina deixou seu nome marcado como a pioneira na área da saúde mental. Demonstrou sua preocupação e cuidado ao idealizar e envidar esforços, juntamente com seus colegas de trabalho, para a abertura do Centro de Atenção Psicossocial, sendo que foi nomeada sua Coordenadora e Psicóloga.

O CAPS “Tião Lapa”, como foi denominado, tem atualmente mais de quinhentos pacientes cadastrados, com atendimento na unidade e em domicílio, e ainda oferece várias oficinas e tratamentos para doenças mentais. Devido a pandemia do Covid-19 as atividades presenciais e em grupo foram suspensas junto ao CAPS; todavia, a unidade permanece prestando seus importantes e tão necessários atendimentos aos pacientes para controle das medicações prescritas.

Buscando o aprimoramento de seus serviços, Dra. Cristina participou de várias capacitações, tais como: Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, Psicólogo Perito Examinador e Gestão do SUS, e ainda é pós graduada em Psicologia Clínica: Terapia Cognitivo-Comportamental, Gestão Pública, Psicologia do Trânsito, Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde.

Vê-se pela extensa folha de serviços prestados, que a nossa homenageada se empenhou para executar com esmero o seu trabalho. Foi sempre com uma postura exemplar e com muito carinho que ela conviveu ao longo de todos esses anos, tanto com os colegas de trabalho como com os pacientes assistidos por ela.

A ética, o profissionalismo, a dedicação, a humanização, exemplos de superação e motivação, foram os princípios que nortearam sua vida profissional.

Este Vereador, conhecendo o trabalho desenvolvido pela Dra. Cristina, não poderia deixar de prestar esta homenagem, em reconhecimento a tudo que representou para a comunidade aparecidense nestes trinta anos como Psicóloga, desejando que mais histórias maravilhosas e intensas sejam vivenciadas como foi até aqui”, justificou o parlamentar.