José Carlos da Conceição Santos

Organizadores da 15ª Cavalgada da Lagoinha são homenageados

Publicado em: 12/06/2023 17:36

Na manhã de 12 de junho de 2023, os vereadores Carlinhos do Lageado, Gustavo Neira e Fernando Taturana, apresentaram Moção de Congratulações ao casal Antônio Francisco Muniz e Gracilene Cardoso de Souza, pela organização da 15ª Cavalgada da Lagoinha, realizada no dia 3 de junho de 2023, em homenagem a São João Batista.

Justificando, os vereadores declararam que a Comitiva da Lagoinha, pelo décimo quinto ano realiza a Cavalgada, que já se tornou tradição no município. O evento contou com 170 cavaleiros e amazonas, além de charretes e carros, que participaram no último dia 3 de junho da tradicional Cavalgada da Lagoinha, em homenagem a São João Batista. Contou ainda com a presença de 14 comitivas, sendo 13 da região e 1 de Paranaíba.

As comitivas saíram da fazenda Campo Grande, de propriedade da senhora Sônia Íris, onde foi servido um almoço e proferida uma bênção pelo Padre Zé Maria. Às 14h30 as comitivas saíram, percorrendo uma distância de 8 quilômetros até o Centro Comunitário da Lagoinha e a Capela de São João Batista, onde chegaram às 17h.

A cavalgada deste ano superou as demais em números de participantes. No momento em que foi servido o almoço de forma graciosa a todos e realizada a bênção pelo Padre Zé Maria, havia cerca de 350 pessoas no local. Isso mostra que o evento está crescendo e estão conseguindo retomar essa tradição em Aparecida do Taboado, haja vista que nos anos da pandemia o evento não foi realizado.

Assim, a Cavalgada da Lagoinha resgata uma das principais tradições do município e retorna a fazer parte do calendário de eventos de Aparecida do Taboado.

Os festejos contaram ainda com um jantar com churrasco beneficente, baile e leilão de prendas, cuja renda será revertida em melhorias para aquela comunidade. Este evento é realizado em homenagem a São João Batista, padroeiro daquela comunidade.

A cada ano que passa a cavalgada vem ganhando mais adeptos e crescendo tanto no número de cavaleiros como de devotos do Santo, que participam pela fé, como de pessoas que vão para prestigiar o evento, tornando assim, um acontecimento anual no município.

O senhor Antônio Francisco Muniz e sua esposa contam ainda com a ajuda incondicional de toda a comunidade para realizar a cavalgada. Ele está presente na organização do evento desde o ano de 2006, sendo que atualmente está no seu terceiro mandato, onde realiza com amor e dedicação este evento.

Os vereadores, Carlinhos do Lageado, Gustavo Neira e Fernando Taturana, que estiveram presentes na cavalgada e sabendo da importância para aquela comunidade, não poderiam deixar de apresentar esta singela homenagem aos seus organizadores, com os votos de que outras edições sejam realizadas com o mesmo sucesso.