Patricia Maria dos Santos

Polícias Civil e Militar recebem congratulações por captura de indivíduos praticantes de roubo

Publicado em: 27/06/2023 08:38

A Vereadora Patrícia Maria dos Santos, na sessão ordinária realizada no dia 26 de junho, apresentou Moção de Congratulações à Polícia Militar e Polícia Civil de Aparecida do Taboado, pelo trabalho louvável realizado na captura de dois indivíduos que praticaram roubo em uma joalheria na cidade.

Justificando, a vereadora Patrícia da Saúde, declarou que “moradores de nossa cidade vivenciaram momentos de tensão na manhã do dia 06 de junho próximo passado, quando aconteceu um roubo em uma joalheria de nossa cidade nas imediações da Caixa Econômica Federal, que foi presenciado por diversas pessoas, inclusive com risco à própria vida.

O roubo ocorreu na manhã do dia 06/06/2023, quando a Polícia Militar de nossa cidade foi informada que dois indivíduos, portando arma de fogo deram voz de assalto e com grave ameaça começaram a subtrair as joias do local e as que estavam no cofre do estabelecimento. No momento em que os acusados tentaram trancar as vítimas entre as salas do estabelecimento, o senhor Lucas Eduardo Batista Schmidt, tentou resistir segurando a porta para não ser trancado e os acusados saíram correndo, e ao perceberem que estavam sendo seguidos, o acusado Luander Fernandes Rodrigues realizou um disparo com a arma de fogo que portava em direção às vítimas que já estavam na via pública.

Os acusados tomaram rumo ignorado, e neste momento chegaram as equipes da Polícia Militar, que estava composta pelo 3º SGT PM Edson e SD PM Lopes na Rádio Patrulha, e nas motocicletas o 2º Ten PM Vieira e 3º SGT PM Rafael. De imediato realizaram o cerco em um terreno baldio localizado entre as Ruas Roberto Alves da Silva/Rua Maximino José da Rocha/Rua Virgílio Antônio de Queiroz/Rua Francisco de Queiroz, onde lograram êxito em localizar o acusado Luander Fernandes Rodrigues, tentando se esconder em meio a uma vegetação densa neste terreno baldio. No mesmo instante o acusado jogou a arma ao solo e uma bolsa que continha inúmeros envelopes contendo joias, confirmando ter realizado o roubo à joalheria e também que teria realizado o disparo com a arma de fogo na via pública.

Entrando em cena a nossa Polícia Civil, que ciente dos fatos e de posse do acusado Luander preso pela Polícia Militar logo após o cometimento do crime na posse de parte dos bens subtraídos e da arma utilizada para praticar o roubo. Sabendo-se que o outro assaltante conseguiu se evadir levando consigo parte das joias subtraídas e aparelhos celulares, a Autoridade Policial juntamente com um Investigador do SIG desta Delegacia de Polícia, iniciaram a colheita de informações a respeito do ocorrido e saíram em diligência visando a localização do autor fugitivo, momento em que tomaram conhecimento de que um dos celulares roubados apresentou como última localização ao lado de uma casa que fica nas imediações do Terminal Rodoviário, na Av. Pedro Pedrossian, nº 2531, Bairro Vila Barbosa; a uma quadra de distância de onde fora encontrada uma blusa de moletom de cor branca com marcas de sangue, utilizada pelo autor que fugiu.

Apurou-se ao mesmo tempo que os autores do roubo teriam sido vistos em frente à casa mencionada na companhia do morador dela dias antes do roubo. Ante essas informações os Policiais Civis foram até a residência e ficaram sabendo que seus proprietários estariam trabalhando e não teria ninguém na casa. Contudo ao olharem por cima do muro viram que a janela da sala da casa estava parcialmente aberta e ao observarem o portão desta notaram que o mesmo estava destrancado, fato que causou estranheza visto em tese não haver ninguém na casa. Assim, diante dos indícios da presença de pessoas na casa, a qual possivelmente o autor foragido, optou-se por adentrar o pátio desta e ao se chegar a porta da cozinha percebeu-se que esta estava somente encostada, momento em que adentraram então o local em busca do foragido, logrando êxito em encontra-lo escondido dentro do guarda-roupas do quarto de casal da casa, tratando-se este da pessoa de RYAN CARLOS LIRA DA SILVA, que na ocasião utilizava documentos em nome do irmão dele, Endril Lucas da Silva, visto segundo ele mesmo contou, ter contra si um Mandado de Prisão em aberto. Após solicitar apoio da guarnição da Policia Militar para encaminhar esse autor para atendimento médico, deu-se continuidade as diligências.

Diante de vários relatos, com a participação da nossa Polícia Civil, da mesma forma reconhecemos a ação destemida para chegar até o segundo indivíduo participante do roubo, onde da mesma forma vidas foram colocadas em risco para que se desvendasse todo o delito”, justificou.