Vagner Lopes Martiniano de Aquino

Vagner Panela apresenta Moção de Congratulações ao grupo de Folia de Reis “Embaixadores dos Reis Magos”

Publicado em: 04/07/2023 10:40

O parlamentar Vagner Panela, apresentou na sessão ordinária do dia 3 de julho, uma Moção de Congratulações ao grupo de Folia de Reis “Embaixadores dos Reis Magos” de Aparecida do Taboado, por manterem viva essa tradição no Município.

Como justificativa o vereador declarou que “a Câmara Municipal presta hoje suas homenagens ao grupo de Folia de Reis “Embaixadores dos Reis Magos” de Aparecida do Taboado, que por décadas se esforçam por preservar esse costume religioso em nosso Município.

A Folia de Reis é uma tradição passada de pai para filho, e resiste ao longo dos anos, cujas apresentações contam com vestimentas típicas e músicas relativas ao nascimento do menino Jesus e a esperança de tempos melhores. O grupo também leva a bandeira ornamentada na qual pessoas colocam fotos de entes queridos e objetos de devoção, fazem orações e pedem proteção.

A Folia de Reis teve início em nosso município no ano de 1965, pelo Mestre Sr. Quita, que na época fazia a viagem com a bandeira de Santos Reis pela Zona Rural montado a cavalo. A festa acontecia na fazenda dos festeiros, que já eram escolhidos com antecedência.

Tal prática acontecia todos os anos e à época o senhor Anain Alves de Souza era um dos foliões. No ano de 1972, o senhor Quita tendo entendido que já havia cumprido sua missão e por já estar cansado, devido sua idade, convidou então para assumir o posto de Mestre o Sr. Anaim, que prontamente aceitou dar continuidade na Folia de Reis e, com muita responsabilidade e devoção, vem cumprindo sua missão de Mestre até o presente ano.

Com a denominação de Folia de Reis “Embaixadores dos Reis Magos”, todos os anos os foliões percorrem a zona rural do nosso Município e também municípios vizinhos, passando pelas propriedades rurais e sendo recepcionados com almoço, jantar e pouso. São rezados terços e as as ofertas da bandeira são para ajudar o festeiro na realização da festa, que acontece todos os anos no mês de janeiro.

Atualmente a festa é realizada no Centro Comunitário Córrego do Ouro, espaço doado pelo Sr. José de Queiroz, para realização da Festa de São Sebastião e Santos Reis. Os festeiros de Santos Reis são devotos que fazem suas promessas, e entram na lista de festeiro para cumprir e realizar a festa.

Depois da realização da festa de Santos Reis, e cumprir suas promessas, os festeiros fazem benfeitorias na sede do Centro Comunitário, com o objetivo de manter o ambiente em perfeito estado de conservação, para dar continuidade aos futuros eventos culturais.

A companhia de Reis Embaixadores dos Reis Magos é formada pelos seguintes membros: Mestre – Anaim Alves de Souza; Integrantes foliões: Gabriel Lacerda, Marquinho, Aparecido Aleixo, José Aparecido, Antônio Pereira, Osvaldo Martins, Ronald Ranucci, Leonardo Carrasco, Caio Henrique, Gabriel Neves, José Machado, José Garcia, Flaviano, Samuel, Caique dos Santos, Joaquim Gregório, Gustavo Emilio. Dando continuidade na tradição de levar a Bandeira por todo percurso da Folia de Reis Embaixadores dos Reis Magos, têm na função de Porta Bandeira, Ana Keila e Rafaela Mello, e a escrivã Aparecida Alves Lacerda.

É um trabalho bonito, que requer tempo, disposição, amor e muita fé. São esses sentimentos que têm nutrido os componentes da Folia de Reis, fazendo com que essa tradição seja mantida até os dias atuais”, justificou.