Luis Fernando de Oliveira da Silva

Fernando Taturana quer a instalação de sistema eletrônico de identificação de médicos e pacientes nas ESF´s

Publicado em: 11/07/2023 08:56

O Vereador Luís Fernando Taturana, apresentou na sessão ordinária realizada dia 10 de julho, indicação ao Executivo Municipal, reivindicando a instalação de sistema eletrônico de identificação de médicos e pacientes nas unidades básicas de saúde – ESFs de Aparecida de Aparecida do Taboado.

Justificou o edil, que “em nosso Pronto Socorro Municipal contamos com esse sistema eletrônico de identificação de médicos que estão atendendo, bem como dos pacientes, tanto para a triagem como para o atendimento com o médico. Tal sistema é muito bom, pois permite ter conhecimento do profissional que está prestando assistência médica e da mesma forma saber quem o paciente que está recebendo atendimento.

Enquanto aguarda atendimento os pacientes ficam de olho no painel e atentos ao momento da chamada. É uma forma de demonstrar transparência no serviço prestado e os pacientes gostam de saber o andamento do atendimento”, disse o vereador.

Também de autoria do vereador Taturana, foi reivindicando ao Executivo, a construção de lombada devidamente sinalizada nas pistas da Avenida Porto Taboado, ao lado da Loja Maçônica Fraternidade nº 24, em Aparecida do Taboado.

Como justificativa, o parlamentar declarou que “as lombadas têm a função precípua de controlar a velocidade do trânsito. No caso da Avenida Porto Taboado a situação é ainda mais preocupante, pois esta via desfruta de um intenso movimento de veículos.

O pedido para a construção de lombada devidamente sinalizada no ponto citado está sendo feito em razão de que naquele trecho os condutores de veículos, principalmente os motoqueiros, têm abusado da velocidade, o que põe em risco a vida das pessoas, inclusive já ocorreu acidente naquele ponto.

A construção de lombada obrigará os motoristas a diminuir a velocidade ao se aproximar do obstáculo, garantindo assim que o trânsito ocorra com mais segurança”, falou.

Finalizando, o vereador Taturana, solicitou ao Prefeito José Natan, a colocação de recipientes para a coleta de lixo nas praças de Aparecida do Taboado.

Como justificativa, disse que “com o crescimento acelerado das metrópoles, do consumo de produtos industrializados e com o surgimento de produtos descartáveis, o aumento excessivo do lixo tornou-se um dos maiores problemas da sociedade atual. Isso é agravado pela escassez de áreas para o destino final do lixo.

A sujeira despejada no meio ambiente aumenta a poluição do solo, da água, do ar e agrava as condições de saúde da população mundial. Nos últimos anos, o Brasil mudou muito e o seu lixo também. O crescimento acelerado das cidades e, ao mesmo tempo, a mudança no consumo dos cidadãos, vem gerando um lixo muito diferente daquele que as cidades produziam anteriormente. O lixo atual é diferente em quantidade, qualidade, volume e composição.

Com a instalação de recipientes para a coleta de lixo nas praças de nossa cidade, despertará no aparecidense a necessidade de depositarem seus lixos no recipiente adequado a cada espécie de lixo, propiciando a conscientização em relação ao compromisso com o meio ambiente, promovendo a revisão de hábitos de consumo, uma vez que, a coleta seletiva reduz significativamente os problemas ambientais, causados pela disposição inadequada dos resíduos como a contaminação de rios e lençóis freáticos, que são reservatórios de água subterrâneos”, justificou.