Câmara de Aparecida do Taboado

Alcoolvale é homenageada pela geração de renda e de empregos para Aparecida do Taboado e região

Publicado em: 11/07/2023 08:59

Whatsapp

 

De autoria do parlamentar Moysés Chama de Carvalho, foi apresentada na sessão ordinária do dia 10 de julho de 2023, uma Moção de Congratulações à Empresa Alcoolvale S/A – Álcool e Açúcar, pela geração de renda e de empregos, diretos e indiretos, para o município de Aparecida do Taboado e região.

Em justificativa, o vereador autor declarou que “os membros da Câmara têm a satisfação de homenagear neste dia a Empresa Alcoolvale, que tanto tem contribuído para o desenvolvimento de Aparecida do Taboado e o bem-estar de seu povo.

Fundada no dia 08 de novembro de 1980, com localização na Fazenda Santa Inês, neste Município, a Alcoolvale foi fruto do Programa Nacional do Álcool (Proálcool) e teve como empreendedores iniciais empresários rurais, que apostaram neste setor agroindustrial, tendo por mote a diversificação das atividades produtivas e a certeza de estarem contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região onde a Empresa está inserida.

Foi adquirida no ano 2000 pelo grupo agroindustrial sucroalcooleiro capitaneado pela Unialco S/A Álcool e Açúcar, da cidade de Guararapes - SP, município localizado na região de Araçatuba (Noroeste Paulista).

O município de Aparecida do Taboado tem na Alcoolvale sua principal empresa geradora de rendas para o erário e de empregos, diretos e indiretos. Indutora da melhoria da qualidade de vida da população e polo regional de irradiação de tecnologia da produção agrícola de cana-de-açúcar e fabricação de açúcar e álcool, a empresa trabalha de forma constante para ampliar a sua capacidade de processamento de cana-de-açúcar, contribuindo ainda mais decisiva no desenvolvimento regional e na elevação da renda média da população afeta à sua área de influência.

A Alcoolvale tem uma área de cultivo de aproximadamente 30 mil hectares de cana-de-açúcar e mais 2.600 hectares de parceiros e fornecedores da região. Durante a safra é responsável pela contratação de mais 1.200 colaboradores diretos e indiretos.

A produção diária de etanol hidratado é de 380 mil litros; a de açúcar VHP é de 13.500 mil sacas e sua moagem é de mais de 7.500 toneladas de cana-de-açúcar.

A missão da Alcoolvale é desenvolver e expandir o agronegócio sucroalcooleiro nacional. Para isso, atua norteada pelos conceitos de sustentabilidade, equilibrando ações de viabilidade econômica, preservação ambiental e responsabilidade social. Assim, atende e garante a satisfação dos seus acionistas, colaboradores, clientes e a comunidade de forma geral.              

Como valores corporativos a empresa oferece aos clientes uma equipe de profissionais altamente qualificados e capacitados a oferecer ideias e soluções com segurança, rapidez e excelência.

Empresa moderna e conectada às exigências do mercado, a Alcoolvale trabalha incessantemente para gerar renda, emprego e desenvolvimento sustentável para o Brasil.

Esse pequeno relato mostra um pouco da grandeza da Alcoolvale para o nosso Município. Muitas famílias que um dia tiveram como destino certo Aparecida do Taboado, o fizeram embalados pela certeza de aqui encontrar trabalho, e a Usina Alcoolvale foi e continua sendo uma das principais atrações de mão de obra.

Além da geração de emprego, da movimentação da economia local e da contribuição para o desenvolvimento de grandes e pequenos negócios, o que por si só já justifica esta homenagem, a Alcoolvale cumpre seu papel social. Durante a pandemia a empresa realizou por diversas vezes a doação de álcool para esterilização, através da Secretaria Municipal de Saúde. Foram feitas também, doações de cestas básicas de alimentos, que naquele momento foi fundamental para atender famílias em condições de vulnerabilidade social. Esta parceria ocorreu através do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do município, onde outras parcerias acontecem até os dias atuais, como a atenção ao programa para atender pessoas com deficiências – PCD, com vagas de emprego, além de encaminhamento de pessoas com extrema necessidade, que estão carecendo de emprego, que são prontamente atendidas pela Empresa. As doações realizadas na ocasião da pandemia foram de extrema importância para ajudar naquele momento de enfrentamento contra a Covid-19.

É uma grande segurança para a economia local poder contar com uma empresa do quilate da Alcoolvale. Para milhares de famílias ela representa a certeza do alimento na mesa todos os dias. E isso não é pouco para aqueles que são diretamente beneficiados. Essa história de empreendedorismo é motivo de orgulho para todos os cidadãos desta terra, que aprenderam a respeitar essa empresa, que tem sido a certeza do seu emprego a cada ano. E aqueles que ao final de cada safra retornam para sua cidade natal, ao encontro de seus familiares, o fazem com a intenção de retornar para mais uma jornada junto a essa empresa, que tão bem os acolheu”, justificou.

O vereador autor, Moysés Chama, ciente da relevância da Empresa Alcoolvale para o crescimento de Aparecida do Taboado, e em gratidão a tudo quanto fez e fará por nossa comunidade, não poderia deixar de apresentar esta singela homenagem, que não tem o condão de lisonjeá-los, mas sim de reconhecer toda a contribuição dada por mais de quatro décadas, sendo a única das empresas pioneiras no município a permanecer até os dias atuais.

Cópia da Moção foi encaminhada aos senhores, Walter Henrique Zancaner Filho, Acionista Majoritário, Rogério Nogueira Alves, Acionista e Diretor Executivo, e Cláudio Luis Nunes, Acionista e Diretor Executivo, de maneira a expressar a gratidão pela Empresa Alcoolvale atuar de forma decisiva pelo desenvolvimento de Aparecida do Taboado.

Em nome da empresa homenageada, o senhor Walter Henrique Zancaner declarou ser “uma honra estar nesta Casa de Leis recebendo esta Moção de Congratulações, entendendo a homenagem como reconhecimento dos serviços prestados pela Alcoolvale”, relembrando a fundação da empresa na década de 80, pois grandes pioneiros empreendedores.

“No ano 2000, a Alcoolvale foi adquirida pela UNIALCO, sendo na época dirigida por Luís Guilherme Zancaner, falecido há 7 anos. Sendo a empresa reativada, pois estava parada, e em 2008, a Alcoolvale chegou a beneficiar um milhão, setecentos e quarenta e cinco mil toneladas de cana. Hoje mais de 20 anos, após a sua reativação, área de cana plantada chega a 27 mil hectares, produzindo 100 mil toneladas de açúcar e 47 milhões de litros de álcool hidratado, gerando 1.200 empregos diretos e 1.200 indiretos”, comentou Walter Zancaner.

 


Imagens