Câmara de Aparecida do Taboado

Promovendo a Integração entre o Poder Legislativo e a Escola: Projeto

Publicado em: 19/10/2023 11:40

Em um esforço para fortalecer os laços entre o poder Legislativo e as instituições de ensino, o presidente da Câmara Municipal de Aparecida do Taboado, o vereador Jucleber da Silva Queiroz, conhecido como Bim, lançou o inovador projeto "Câmara vai à Escola". Com o intuito de educar, informar e inspirar os futuros cidadãos, esse projeto visa estreitar a relação entre os estudantes e a política local.

O projeto "Câmara vai à Escola" tem como objetivo central proporcionar aos alunos um entendimento aprofundado do funcionamento do processo Legislativo. Para tanto, os estudantes têm a oportunidade de conhecer os atuais vereadores de Aparecida do Taboado, assim como suas propostas e o trabalho que cada parlamentar realiza em prol da comunidade.

No dia 17 de outubro, o projeto esteve presente na Escola Estadual “Ernesto Rodrigues”. Ao longo do dia, os alunos tiveram três oportunidades distintas para participar, nos horários de 8h, 13h30 e 19h30. Durante essas sessões, os estudantes também tiveram a oportunidade de interagir com os vereadores, tirar dúvidas e compreender melhor como a política local funciona.

Além disso, um momento significativo desse evento foi a eleição realizada em cada turno escolar, na qual os alunos escolheram seus representantes para atuarem junto ao Legislativo, sendo eles: Italo Henrique Gomes Pinheiro – matutino; Samuel David de Almeida Corrêa – vespertino e Murilo Silva Pereira - noturno. Esses jovens eleitos serão essenciais na próxima etapa do projeto.

Na segunda fase da “Câmara vai à Escola”, os alunos terão a oportunidade de visitar a Câmara Municipal. Durante essa visita, o Delegado eleito pelos estudantes fará uso da palavra em uma Sessão Ordinária, proporcionando aos jovens uma experiência real da política em ação. Além disso, eles terão a chance de explorar as dependências da Casa de Leis, conhecendo de perto o ambiente onde as decisões políticas locais são tomadas.

E, finalmente, a terceira etapa do projeto é igualmente empolgante. Os representantes eleitos terão a chance de ampliar seus horizontes políticos e conhecerão a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e o Congresso Nacional. Isso proporcionará uma visão mais ampla da política, mostrando como as decisões tomadas no âmbito local se relacionam com o cenário político nacional.