Vagner Lopes Martiniano de Aquino

Vagner Panela quer destinação de auxiliar de enfermagem para as creches

Publicado em: 07/11/2023 08:40

O Vereador Vagner Panela, durante a sessão do dia 6 de novembro, apresentou uma importante indicação ao Executivo Municipal. Ele solicita que seja nomeado um auxiliar de enfermagem para estar disponível nas creches do município, a fim de acompanhar as crianças durante o horário de aula.

A justificativa para essa solicitação se baseia na realidade do dia a dia, onde muitas crianças em idade de creche e educação infantil apresentam frequentemente sintomas de diversas doenças, em sua maioria viroses, que podem necessitar de medicamentos ou já vêm com prescrições médicas para tratamento. Nessas situações, a falta de um profissional da área de enfermagem se faz sentir, especialmente para monitorar cada caso e, quando necessário, encaminhar as crianças para unidades de saúde.

Nesse contexto, o Vereador entende que há uma necessidade real de disponibilizar um profissional da área de enfermagem para prestar serviços nas creches da rede municipal de ensino e escolas de educação infantil. O auxiliar de enfermagem desempenharia um papel fundamental na promoção da educação em saúde, realizando ações simples de enfermagem, tratamentos prescritos e administração de medicamentos, desde que prescritos por um profissional habilitado.

Essa medida não apenas garantiria o bem-estar e a saúde das crianças, mas também proporcionaria tranquilidade aos pais e responsáveis, sabendo que seus filhos estão em um ambiente seguro e com assistência adequada em caso de necessidade médica.