Jucleber da Silva Queiroz

Jucleber Bim fala sobre a importância para a Educação Especial, a aquisição dos óculos de realidade virtual

Publicado em: 07/11/2023 09:46

A iniciativa do vereador Jucleber da Silva Queiroz, conhecido como Bim, em propor uma emenda impositiva no valor de R$ 40 mil reais, que contribuiu para que a administração municipal adquirisse 5 óculos de realidade virtual para a Educação Especial é uma ação importante e impactante para a comunidade. Esses óculos de realidade virtual desempenham um papel fundamental no aprimoramento das habilidades, comunicação, interação social e aprendizagem dos alunos com deficiência.

Em particular, eles podem ser um recurso valioso no desenvolvimento de crianças com autismo. Sendo o autismo uma condição que afeta a comunicação e a interação social, e muitas vezes pode criar desafios no processo de aprendizagem. A tecnologia de realidade virtual pode proporcionar experiências interativas que ajudam a melhorar as habilidades cognitivas, sociais e comunicativas dessas crianças.

Além disso, a menção ao "programa do Metaverso" sugere a utilização de ambientes virtuais tridimensionais que podem ser explorados através dos óculos de realidade virtual. Esses ambientes podem ser adaptados para atender às necessidades específicas das crianças com autismo e outras dificuldades de aprendizagem, proporcionando um espaço seguro e estimulante para o desenvolvimento.

“É encorajador ver o interesse do prefeito José Natan em alinhar este projeto para atender não apenas crianças autistas, mas também aquelas com outras dificuldades de aprendizado. Isso demonstra um compromisso com a inclusão e o apoio às necessidades individuais de todas as crianças na comunidade, contribuindo para um sistema de educação mais inclusivo e eficaz”, disse o presidente da Câmara Jucleber Bim.