Câmara de Aparecida do Taboado

Terceira Etapa do Projeto: “Câmara vai à Escola” visita Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas de MS

Publicado em: 23/11/2023 09:30

A terceira etapa do projeto "Câmara vai à Escola" marcou um importante passo na integração entre o Poder Legislativo e as instituições de ensino. Os representantes das escolas eleitos para essa iniciativa estão expandindo seus horizontes políticos ao conhecerem de perto a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e o Tribunal de Contas do Estado.

Liderando a comitiva, o presidente da Câmara, Vereador Jucleber da Silva Queiroz, acompanhado pelo vereador Gilberto Carrapicho, assessores parlamentares e professores, dirigiram-se à Capital do Estado na companhia dos alunos representantes das escolas estaduais. O objetivo era proporcionar uma vivência prática do funcionamento dessas instituições fundamentais para a democracia.

Na Assembleia Legislativa, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a uma sessão solene, sendo calorosamente recepcionados no gabinete do Deputado Estadual Lídio Lopes. Nesse encontro, apresentaram algumas reivindicações em prol das escolas, fortalecendo assim o diálogo entre os estudantes e os representantes políticos.

A visita ao Tribunal de Contas foi marcada por uma palestra esclarecedora, na qual os alunos, vereadores e assessores puderam aprofundar seus conhecimentos sobre o papel e as responsabilidades dessa importante instância. O Conselheiro do TCE/MS, Gerson Domingos, recebeu a comitiva, proporcionando um ambiente propício para o entendimento das práticas de fiscalização e controle financeiro.

Essa etapa do projeto não apenas promoveu o entendimento prático do funcionamento do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas, mas também estabeleceu um canal direto de comunicação entre os alunos e os representantes dessas instituições. A interação direta entre os estudantes e os legisladores contribui para o fortalecimento da cidadania e o desenvolvimento de uma consciência política mais ativa e informada.