Marcio Garcia Galdino

Marcinho da Saúde homenageia Albergue Noturno pelos 31 anos de fundação

Publicado em: 24/03/2021 09:25 | Fonte/Agência: Sessão Ordinária

Marcinho da Saúde homenageia Albergue Noturno pelos 31 anos de fundação

Vereador Marcio Garcia Galdino, Marcinho da Saúde, apresentou na sessão ordinária realizada dia 22 de março, a MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES nº 8/2021 ao Albergue Noturno Jesus de Nazaré, pelos 31 anos de fundação comemorados no dia 19 de março de 2021 e pelos relevantes serviços prestados em nossa comunidade.

Justificando o vereador declarou “o Albergue Noturno Jesus de Nazaré de Aparecida do Taboado, mantido pelo Centro Espirita Joana D’Arc, teve início a partir de um sonho da senhora Maria Assis Silva, popular Maria do Tião Gordo. A história tem como ponto de partida a janela de sua residência, ela morava em frente a antiga Rodoviária, e nos meses de junho e julho, há mais de 30 anos, fazia muito frio durante esse período do ano, e os estabelecimentos da Rodoviária fechavam as portas à meia noite. Da janela de seu quarto visualizou uma família na calçada com uma criança chorando e ela ficou com pena porque estava muito frio. O motivo era fome, sendo que uma senhora se aproximou e disse dê mama ao nenê, e a mãe da criança assim falou “estou sem comer e com fome e não tenho leite pra sustenta-lo”. A senhora Maria Assis Silva, consternada com a situação chorou ao ver aquela cena e foi para dentro de sua casa, buscou um cobertor e doou para aquela família, pois não tinha como abriga-los dentro de sua casa. Mas, o choro da criança continuou e esse choro ecoou de tal forma que nesse momento a senhora Maria Assis Silva, olhou para o céu e pediu a Deus que “ajudasse a fazer um Albergue, pra nunca mais ver aquela cena”. Simultaneamente neste momento estava iniciando o grupo que daria origem ao Centro Espirita Joana D’Arc.

Nesse momento temporal, os participantes e futuros obreiros, começaram a fazer campanhas como feijoada, e saiam de porta em porta pedindo, assim como aos fazendeiros por doações para fazer leilão. Como forma de favor por parte do proprietário do prédio onde hoje é o Albergue, os obreiros do Centro se reuniam no local para professar a sua fé.

No passado aquele imóvel abrigou um hospital de propriedade do Dr. Silas e logo depois passou para o Dr. José Albuquerque, inclusive o Dr. Vilson Bernardes de Melo também colaborou naquele Hospital na década de 1970. O local permaneceu fechado por aproximadamente 20 anos, sendo então adquirido pelo senhor Amaury Rodrigues da Costa, que como já foi dito cedeu o local para as reuniões do Centro Espirita Joana D’Arc.

A senhora Maria Assis Silva se tornou a primeira Diretora Presidente, e ela vendo o prédio com os quartos, mas em péssimo estado, propôs a criação do Albergue aos demais obreiros, e assim começou a batalha com pedidos a toda comunidade e outras entidades para a concretização deste sonho. É necessário salientar que o sonho foi de uma pessoa, mas a obra foi construída a várias e valorosas mãos de obreiros que se doaram ao longo dos anos para a concretização do sonhado Albergue que hoje aí está.

O Estado e o Município ajudaram muito. Na época do então Prefeito Antônio Vicente de Queiroz Filho, foi dado o início para que a administração pública municipal ajudasse a Instituição, e ajudou muito, inclusive com a cedência de servidores. O tempo passou e com a ajuda da comunidade o Albergue conseguiu doações de colchoes, cama e as atividades começaram a engrenar. Foi então que no dia 19 de março de 1990 o Albergue Jesus de Nazaré foi inaugurado, e o sonho virou realidade!

As primeiras pessoas que chegaram faziam parte de uma família numerosa que tinha crianças desnutridas e carentes de higiene, uma criança com febre e que teve total amparo dos obreiros e servidores do Albergue.

Com o passar do tempo, os obreiros sempre fazendo campanhas com a ajuda da comunidade, o albergue caminhou. O Prefeito Antônio Vicente de Queiroz Filho (Toinzinho Vicente) fez o primeiro convênio com a instituição, e a partir daí continua até os dias atuais. Destaca-se, ainda, que o comerciante Arlindo de Carvalho, fez a doação de 01 lote de terras para a edificação do Centro Espirita, próximo ao Lar Vicente Marques de Queiroz – Lar dos Idosos, mas o mesmo foi usado para ajudar na aquisição do prédio do Albergue, lembrando que foi uma doação muito valorosa.

O Albergue contou com a ajuda de vários políticos, que carrearam emendas parlamentares para a Instituição, sendo que o primeiro a ajudar foi Deputado Estadual Onevan de Matos, hoje na Pátria Espiritual, sua contribuição fez com que tivesse início a primeira reforma do prédio, com a troca de todo o seu piso. Também há de se destacar a contribuição da Instituição Pró Vida do Estado de São Paulo, que doou colchoes, sofá, televisão, lençóis, toalhas, Pijamas, entre outros materiais.

Atualmente o Albergue Noturno Jesus de Nazaré vive de doações e da subvenção do Município. Infelizmente está muito prejudicado por conta da pandemia, pois não pode fazer promoções, o que de certa forma deixa o Albergue Noturno em dificuldades financeiras; mas a luta pela vida continua e o Albergue nunca fechou ou fechará as portas para qualquer pessoa que necessite de atenção, carinho, comida, roupa limpa, e principalmente, um teto para pernoitar por até 3 dias.

Nos dias atuais a Diretora Presidente é Renata Silva Martins, neta da saudosa Dona Maria do Tião Gordo, a sonhadora e idealizadora desta importante obra filantrópica de Aparecida do Taboado”.

Vacinas - Marcinho em seu pronunciamento declarou que a secretária de Saúde comentou com ele que as vacinas que vieram dará para vacinar todas as pessoas acima de 70 anos, não precisando aglomerar e nem levantar na madrugada. Terá vacina para todos.

Pediu ao prefeito que coloque caçambas e caminhões para recolher o lixo das residências das famílias carentes, pois será muito difícil um hospital cheio de pacientes com a Covid - 19 e ainda com a dengue.