Luis Gustavo Gonçalves Neira

Patrícia da Saúde apresenta moção de congratulações a Policiais Militares

Publicado em: 15/04/2021 09:31 | Fonte/Agência: Sessão Ordinária

Patrícia da Saúde apresenta moção de congratulações a Policiais Militares

A vereadora Patrícia Maria dos Santos apresentou na sessão ordinária do dia 12 de abril, Moção n.º 09/2021, assinada pelos demais parlamentares, endereçada aos Policiais Militares Sargento PM Anderson Siqueira Moraes, Cabo PM Edson Luiz de Lima Júnior e Soldado PM Taiany Silva, pelos serviços de primeiros socorros prestados a vítima de AVC hemorrágico, ocorrido na noite do dia 05 de abril de 2021, nas proximidades do Quartel do 2º Pelotão da Polícia Militar de Aparecida do Taboado.

Justificando a vereadora declarou que “Era noite de segunda-feira, dia 05/04/2021, encontravam-se os policiais militares Sgt PM Moraes, o Cb PM Edson e Sd PM Taiany no prédio que abriga a nossa Polícia Militar, quando algumas pessoas que passavam pela rua buscaram ajuda para uma senhora, por nome de Maria Lourdes Marques Viana, que reside nas imediações, que gritava por socorro, dizendo que seu esposo não estava passando mal. De imediato os três policiais se dirigiram até a residência, onde encontraram o senhor Humberto Marques da Cunha, de 83 anos de idade, caído na lateral do sofá. Os policiais perceberam que a maneira como se encontrava no chão, as vias aéreas estavam sendo obstruídas e ao verificar os sinais vitais se certificaram de que não estava respirando. Rapidamente o Sgt Moraes, com o auxílio do Cb Edson e da Sd Taiany colocaram a vítima sobre o sofá, em posição horizontal, de modo a desobstruir as vias aéreas. Enquanto o Sargento Moraes fazia o controle da cervical, a Sd Taiany verificava o pulso e o Cb Edson controlava seus movimentos, informando sobre os espasmos.

Como o paciente se encontrava inconsciente e com espasmos constantes, os policiais questionaram a senhora Maria, que informou que seu esposo sofria de problemas cardíacos e de como ocorreram os fatos.

Os policiais militares prontamente prestaram os primeiros socorros à vítima, que estava inconsciente. O atendimento pré-hospitalar prestado pelos três policiais foi responsável para que o senhor Humberto recuperasse os sinais vitais até ser encaminhado para a unidade de pronto atendimento.

Enquanto aguardava a chegada do Corpo de Bombeiros, os policiais tomaram todos os cuidados para que a vítima permanece respirando e a pulsação fosse se estabilizando. Com a chegada do resgate todas as informações foram repassadas para que ao receber o atendimento médico, o profissional se inteirasse do quadro clínico.

O que seria um plantão normal teve um novo sentido na vida daqueles policiais, cuja ação teve repercussão nas mídias sociais. A missão da polícia militar, que quase sempre é vista como a responsável por levar a sensação de segurança para as pessoas, naquela noite em especial foi muito além. Nossos homenageados entenderam a importância de percorrer a segunda milha ao prestar socorro àquele casal, que dependeu de anjos naquela noite. O auxílio recebido dos policiais não se resumiu aos primeiros socorros prestados à vítima, mas ao apoio contínuo sendo ofertado à esposa, que estava muito preocupada com o estado de saúde do marido. Os policiais não a deixaram sozinha em nenhum momento, se mostraram solidários a ela, demonstrando amabilidade e se oferecendo para o que ela precisasse. Isso aconteceu durante todo o período que antecedeu a transferência do paciente para a cidade de Três Lagoas.

Dona Maria fez questão de tornar público o ato daqueles policiais ao conceder entrevista relatando o gesto de bondade dos três policiais, a quem carinhosamente chamou de "anjos".

Os vereadores, conhecendo a importância dessa força policial para nossa cidade, não poderia deixar de prestar esta homenagem, em reconhecimento ao relevante trabalho prestado a comunidade aparecidense e, em especial, pelo gesto humanitário destes três policiais ajudando no salvamento de vida de um morador”, justificou.