Câmara de Aparecida do Taboado

Legislativo aparecidense entrega a edição 2023 do Prêmio Mulher Cidadã

Publicado em: 10/03/2023 10:32

A Câmara Municipal de Aparecida do Taboado homenageou mulheres aparecidenses nesta quarta-feira, 8/3, com a entrega de mais um Prêmio Mulher Cidadã “Eleonora Camargo Queiroz”.

A homenagem pela passagem do Dia Internacional da Mulher, foi marcada por sessão solene realizada no plenário “Vereador Orlando Mascarenhas Júnior”. Três mulheres fortes e guerreiras foram agraciadas com o Prêmio Mulher Cidadã: Ivone da Silva Muniz, Sarah Oliveira Silva Sarti e Ângela Soares de Aguilar (post-mortem).

O prêmio, instituído por decreto, busca homenagear mulheres que tenham oferecido alguma contribuição relevante à defesa dos diretos da mulher ou que tenham atuado de forma destacada em ações tendentes a minimizar as desigualdades sociais.

Anualmente são escolhidas duas mulheres em vida e uma post-mortem para receber a premiação. As homenageadas são eleitas através de uma Comissão composta por representantes da Câmara Municipal, da Prefeitura Municipal, do Poder Judiciário, do Ministério Público e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Os nomes das selecionadas são indicados pelas entidades governamentais ou não e por qualquer morador de Aparecida do Taboado.

IVONE DA SILVA MUNIZ

Nesta edição, uma das homenageadas foi Ivone da Silva Muniz, ex-vereadora e ex-secretária municipal de Assistência Social, nascida em 6 de abril de 1950, em Aparecida do Taboado, filha de João Antônio da Silva e Amélia Eulália de Faria. De seu casamento com o saudoso Antônio Theodoro Muniz, nasceram os filhos Alessandro, Hebert e Francisfábia.

Como já trabalhava em projetos sociais com a primeira dama da época, Mahilde Alves de Lima Chama, a senhora Ivone, filiada ao PMDB, a convite de seu sogro, o ex-prefeito Quirino Theodoro Muniz, foi eleita vereadora constituinte no ano de 1987, sendo primeira e segunda secretária da Mesa Diretora nos dois biênios.

Ivone foi duas vezes presidente da Casa da Criança Menino Jesus, desenvolvendo um trabalho tão especial, que foi convidada a ser vice-presidente em mais duas gestões; participou da Diretoria do Lar dos Idosos Vicente Marques de Queiroz; Militante Pastoral da Criança; participou da Fundação do Albergue Noturno Jesus de Nazaré; uma das fundadoras da AAA – Ante Alcoólicos Anônimos no município; na casa da Amizade foi Coordenadora do Projeto Melhor Idade; e Secretária de Assistência Social em duas gestões, dos ex-prefeitos Dr. Geovaine Marques de Oliveira e Dr. Djalma Lucas Furquim, a quem ela agradeceu.

Atualmente Ivone, aos 73 anos, mostrando vigor e energia continua desenvolvendo um trabalho religioso e social na comunidade, sendo parte integrante do Departamento Feminino da Loja Fraternidade 24 e Conselheira Fiscal da Diretoria do Albergue Noturno.

Em suas palavras, Ivone foi só gratidão a tudo e a todos por poder fazer o bem para aos mais necessitados, sempre com apoio de seu saudoso esposo, dos filhos e de toda a família.

SARAH OLIVEIRA SILVA SARTI

Outra homenageada com o prêmio Mulher Cidadã, foi a Soldado QBMP-1 Sarah Oliveira Silva Sarti, militar disciplinada e educada, sempre propiciando um ambiente de trabalho mais produtivo para todo o Corpo de Bombeiros Militar de Aparecida do Taboado, e para o cidadão que necessita dos serviços da corporação.

Entre as ações sociais desempenhadas em Aparecida do Taboado, pela soldado Sarah Sarti estão: doação de brinquedos para instituições sociais que atendem crianças em outubro de 2022; arrecadação de roupas (campanha do agasalho) para doação no inverno 2022; treinamento de primeiros socorros aos educadores da APAE de Aparecida do Taboado; visita social às crianças atendidas pela APAE; distribuição de brinquedos para as crianças em dezembro de 2022; e ações de conscientização às mulheres na campanha Outubro Rosa.

A homenageada Sarah Sarti, indicada pelo Corpo de Bombeiros e pelo vice-prefeito Tenente Cosme Lescano de Ávila, não pode comparecer à sessão solene por motivo de doença na família e estará recebendo a homenagem em outra data oportuna.

ÂNGELA SOARES DE AGUILAR

Já a homenageada post-morten, foi Ângela Soares de Aguilar, nascida em 15 de janeiro de 1960. De seu casamento com Carlindo Ferreira dos Santos, teve dois filhos João Ricardo e Alex Aguilar.

Formada em Pedagogia, sendo especializada em Ensino Especial, Ângela participou dos movimentos religiosos, sociais e de caridade. Trabalhou na Casa da Hospitalidade São João de Deus; foi presidente do Conselho Municipal de Saúde; participou do Grupo de Mulheres em Movimento Mudam o Mundo e do Grupo de Oração da Igreja Católica.

Sorridente e sempre solícita, participava em várias campanhas de coleta para os necessitados, como a Campanha do Agasalho, Campanha do Cobertor e Leilão do Hospital do Amor.

Na Casa da Hospitalidade São João de Deus trabalhou até o seu falecimento e buscava ajudar os mais necessitados acolhendo com amor e resiliência.

Mesmo passando por tempos difíceis e problemas de saúde, Ângela sempre esteve presente para qualquer um que precisasse de sua ajuda, e mesmo depois de seu falecimento, aos 61 anos, ainda é reconhecida e lembrada por todos de sua cidade como uma pessoa extremamente caridosa e amorosa que nunca mediu esforços para deixar todos ao seu redor mais felizes.

Em nome da família, João Ricardo muito emocionado agradeceu a homenagem e expressou gratidão a Deus por proporcionar a você, ao seu irmão e a todos aparecidenses, poder ter por 61 anos a companhia de uma mulher forte, guerreira, determinada e amorosa como foi sua amada mãe.