Vagner Lopes Martiniano de Aquino

Casa da Amizade de Aparecida do Taboado é homenageada pela Câmara Municipal

Publicado em: 16/05/2023 08:32

O Vereador Vagner Lopes Martiniano de Aquino, popular Vagner Panela, na sessão ordinária realizada dia 15 de maio de 2023, apresentou Moção de Congratulações à Casa da Amizade de Aparecida do Taboado, pelos 50 anos de relevantes serviços prestados à comunidade aparecidense.

Justificando a homenagem, o parlamentar declarou que “os membros do Legislativo Municipal rendem suas homenagens às integrantes da Casa da Amizade pelo trabalho realizado em nossa cidade, durante 50 anos.

A Casa da Amizade, Associação de Senhoras de Rotarianos ou outras denominações correlatas, é uma entidade formada por esposas de rotarianos, senhoras e senhoritas da sociedade, na qualidade de sócias cooperadoras, beneméritas e honorárias.

A história descrita ao longo destes anos teve início com as sessões preparatórias para a formação da Associação das Senhoras de Rotariano de Aparecida do Taboado, e foram realizadas em residências de companheiros Rotarianos.

No dia 18 de outubro de 1972, foi realizada a reunião inaugural e a instalação se deu em sessão solene na residência do casal José Queiroz Moreira e Regina Maria G. Queiroz Moreira, oportunidade em que ocorreu um jantar festivo em comemoração.

A senhora Leda Mendes, esposa do senhor Antônio Mendes Filho, Governador do Distrito 441, foi a madrinha do extraordinário evento que contou com a presença de figuras de relevante representatividade da comunidade Aparecidense e teve como oradora oficial a senhora Eny Ferreira Mendes Baptista, esposa do rotariano Orozimbo Baptista Filho.

Instituída a associação foi aclamada a sua primeira Diretoria provisória que ficou assim constituída: Presidente – Aparecida Cândida da Silva, Vice-Presidente – Donária Araújo, Secretária – Regina Maria G. Queiroz Moreira, Tesoureira – Enésia da Silva Pimenta e Protocolo – Eny Ferreira Mendes Baptista.

A Diretoria provisória ficou encarregada de zelar pelos destinos da associação, até sua oficialização, que ocorreu no ano seguinte, no dia 05 de junho de 1973, na residência do casal Orozimbo Baptista Filho e Eny Ferreira Mendes Baptista, ele na oportunidade Presidente do Rotary Club. Nessa ocasião foi criada uma nova Diretoria que ficou assim constituída: Presidente – Eny Ferreira Mendes Baptista, 1ª Secretária – Regina Maria G. Queiroz Moreira, 2ª Secretária – Gedy O. Gonçalves, Tesoureira – Isabel Barros Costa, Representante da Coordenadoria – Manoelina M. S. Colturato, 1º Protocolo – Laurinda Maria Pereira de Queiroz e 2º Protocolo – Mariza Yoshimura.

Segundo consta em ata a primeira reunião realizada para a formação da Casa da Amizade contou a presença das seguintes pessoas: Eny, Edy, Regina, Isaura, Lourdes, Donária, Rubenita, Isabel, Wayne, Stella, Enésia, Alice, Aracy, Gedy, Adélia, Rosa, Terezinha, Sebastiana, Aparecida, Laurinda e Mariza.

Sua organização jurídica foi na data de 12 de outubro de 1980, como sociedade civil reconhecida de Utilidade Pública Municipal, através da Lei Municipal nº 659, de 26 de março de 1996.

A Casa da Amizade de nossa cidade, prestou relevantes serviços em prol de nossa comunidade, entre tantos trabalhos e atendimentos podemos destacar: - AGI (Atendimento à Gestante e a Infância) que funcionou por mais de 20 anos, onde a gestante confeccionava crochê para fraldas de seu filho, havia palestras e no final de cada encontro era servido lanche e uma vez no mês era realizado sorteio de um carrinho de bebê; - Serviços de Buffet, onde a renda arrecadada era revertida para ações sociais à comunidade; - Concurso de Mini Miss; - Doações de Cesta Básica, muletas, passagens de viagens, óculos; - Doação com ajuda para construção de uma casa; - Adoção de uma família, pagando IPTU, água, luz por vários anos e só parou devido ao encerramento das atividades da Casa da Amizade; - Comemoração do Dia das Crianças no Instituto das Irmãs, com a doação de bolo; - Doação de toalha de banho, cobertores, utensílios de cozinha, e lanches como: pastel, bolo, cachorro quente e refrigerantes ao Lar dos Idosos.

Enfim, foram vários anos servindo a comunidade e neste período passaram pela Casa da Amizade vinte e seis presidentes. Foram parceiras dos projetos do Rotary Club, Interact Club e Rotaract Club. Infelizmente no dia 30 de junho de 2022 as atividades da Associação de Senhoras de Rotarianos de nossa cidade tiveram suas atividades encerradas, ficando a certeza da missão cumprida, pois foram 50 anos de doação aos menos favorecidos”, finalizou.