Patricia Maria dos Santos

Patrícia da Saúde solicita a implantação de Centro de Controle de Zoonoses no município

Publicado em: 21/08/2023 13:32

A parlamentar municipal Patrícia Maria dos Santos, na 37ª sessão ordinária, realizada em 21 de agosto, solicitou ao Executivo Municipal, a implantação de um Centro de Controle de Zoonoses em Aparecida do Taboado.

Como justificativa Patrícia da Saúde declarou que “o Centro de Controle de Zoonoses, é uma unidade de saúde pública, que tem como atribuição fundamental prevenir e controlar as zoonoses como: raiva e o calazar, além da dengue e da doença de chagas, desenvolvendo sistemas de vigilância sanitária e epidemiológica.

Através deste Centro de Zoonoses são desempenhadas funções através do controle de populações de animais domésticos (cães, gatos e animais de grande porte, e controle de populações de animais sinantrópicos (morcegos, pombos, ratos mosquitos, abelhas, entre outros). Essa ação é baseada em trabalhos educativos, procurando esclarecer e contar com a colaboração e participação de toda a sociedade, complementada por ações legais e fiscais.

Um serviço muito conhecido dos Centros de Controle de Zoonoses é o de captura de animais errantes, diminuindo o risco de acidentes automobilísticos e doenças infecto-contagiosas entre animais, bem como o controle das principais zoonoses realizado pela famosa carrocinha. Por incrível que pareça, grande parte do problema das zoonoses tem sua origem nos animais que o homem cria, muitas vezes, por irresponsabilidade do próprio homem, devido a falta de esclarecimento e informações. A não vacinação, a falta de higiene, a promiscuidade e a irresponsabilidade com o destino dos objetos ou com a guarda desses animais fazem deles um potencial transmissor de zoonoses muitas vezes fatais”, justificou.