José Natan de Paula Dias

José Natan pede a retomada na realização dos exames de mamografia

Publicado em: 16/07/2020 10:56 | Fonte/Agência: Sessão Ordinária

Whatsapp

 

José Natan pede a retomada na realização dos exames de mamografia

O Vereador José Natan de Paula Dias apresentou na sessão ordinária realizada dia 13 de julho, indicação ao prefeito José Robson Samara Rodrigues de Almeida, com cópia à senhora Tatiane Siqueira Melo Bernardes da Silva, Secretária Municipal de Saúde, solicitando gestões no sentido de que seja retomada a realização dos exames de mamografia em pacientes que estão aguardando atendimento neste setor.

Justificando declarou que “como é do conhecimento de todos vivemos tempos difíceis em razão da pandemia do coronavírus – Covid-19, e todas as atenções foram voltadas para o incremento de medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019.

Em razão disso, em nosso município os atendimentos de consultas e alguns exames do cotidiano foram centralizados no Centro Municipal de Saúde “Manoel Rodrigues da Silva” – Posto Central, haja vista que o prédio do hospital municipal, que atualmente abriga a FESAT, ficará exclusivamente para atender pacientes vítimas da Covid-19, tanto com ala para UTI quanto para quartos de isolamento hospitalar.

Neste contexto, recebemos várias reclamações de pacientes que necessitam realizar exame de mamografia com urgência, para ter um diagnóstico e dar início ao tratamento, se for o caso, todavia, as mamografias não estão sendo realizadas nos dias atuais. Entendemos que são situações diferentes, mas que também precisam de atendimento prioritário, pois não é só o coronavírus que está ceifando vidas, e que infelizmente existem outras moléstias graves e que o tratamento precoce pode salvar vidas”.

Outra indicação de autoria do vereador José Natan, foi encaminhada ao prefeito José Robson Samara Rodrigues de Almeida, também com cópia à senhora Tatiane Siqueira Melo Bernardes da Silva, Secretária Municipal de Saúde, solicitando que seja feita a alimentação do sistema, mais precisamente do Convênio nº 04122/2017 – Programa Plataforma + Brasil, Proposta nº 086998/2017, que tem por objetivo o fomento de Educação e Saúde Ambiental, mais precisamente para ações de prevenção de Dengue e  Chikungunya, haja vista que o município de Aparecida do Taboado tem um recurso liberado, que já está depositado na conta, porém se não for alimentado o convênio/sistema e realizadas as ações, o valor será devolvido.
Em justificativa declarou “a Plataforma + Brasil constitui ferramenta integrada e centralizada, com dados abertos, destinada à informatização e à operacionalização das transferências de recursos oriundos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União a órgão ou entidade da administração pública estadual, distrital, municipal, direta e indireta, consórcios públicos e entidades privadas sem fins lucrativos.

Temos conhecimento de que através do Convênio nº 04122/2017 – Programa Plataforma + Brasil, Proposta nº 086998/2017, que tem por objetivo o fomento de Educação e Saúde Ambiental, mais precisamente para ações de prevenção de Dengue e Chikungunya, o município de Aparecida do Taboado tem um recurso liberado, que já está depositado na conta, porém se não for alimentado o convênio/sistema e realizadas as ações, o valor será devolvido.

Como estamos vivendo em meio a uma pandemia do Coronavírus – Covid-19, ao mesmo tempo em que temos assistido o aumento de casos de dengue no município, assim como a veiculação através da mídia de casos de chikungunya no país, entendemos que todo recurso é muito bem-vindo e que ações devem ser desenvolvidas visando a prevenção e combate a essas doenças, que também têm ceifado vidas. Assim espero que as devidas providências sejam tomadas com urgência, de forma que o recurso disponível seja utilizado nas ações propostas, evitando que o valor seja devolvido”.

Ao prefeito e à Secretária Municipal de Saúde, o vereador solicitou a colocação de tendas e bancos na parte externa do Centro de Saúde “Manoel Rodrigues da Silva” – ESF Central, para abrigar os pacientes que aguardam atendimento, haja vista que as consultas e alguns exames foram centralizados naquela unidade, em razão da pandemia do Coronavírus – COVID-19.

“O Centro de Saúde, mais conhecido como ESF Central, não conta com cobertura na parte externa do prédio para abrigar as pessoas que buscam atendimento horas antes de iniciar o expediente. Nos dias de chuva, frio e até mesmo o sol trazem transtornos aos pacientes, inclusive às gestantes, justamente pela falta de um espaço coberto para se abrigarem e bancos para melhor se acomodar.

Com a centralização dos atendimentos de consultas e alguns exames naquela unidade de saúde, em razão da pandemia, haja vista que o prédio do hospital municipal, que atualmente abriga a FESAT, ficará exclusivamente para atender pacientes vítimas da Covid-19, tanto com ala para UTI quanto para quartos de isolamento hospitalar, tornou-se necessário a adequação da parte externa do Centro de Saúde, pois é lá que passaram a se concentrar os pacientes em busca de assistência médica, que até então eram realizadas no Pronto Socorro, com a comodidade necessária”, justificou.