Câmara de Aparecida do Taboado

Grupo de Catira do Taboado é homenageada pela Câmara Municipal

Publicado em: 09/05/2023 10:21

Grupo de Catira do Taboado é homenageado pela Câmara Municipal

Sendo apresentada pelo vereador Vagner Lopes Martiniano de Aqui, Vagner Panela, a Câmara de Aparecida do Taboado apreciou na sessão do dia 8 de maio, uma Moção de Congratulações ao Grupo “CATIRA DO TABOADO”, pela brilhante participação no 1º Encontro de Catira da cidade de Iturama – MG, no dia 1º de maio de 2023, durante a 21ª Feira Cultural daquele município.

Em justificativa o parlamentar declarou que “todos os vereadores homenageiam o grupo “Catira do Taboado”, que tanto orgulho têm dado ao nosso povo, por manterem viva uma das mais bonitas e genuínas manifestação folclórica brasileira, a Catira.

Como se sabe a catira, também chamada de Cateretê, é uma dança coletiva e popular do folclore brasileiro. Essa expressão é típica da região sudeste, entretanto, foi aos poucos se espalhando e ganhando adeptos em outros locais. Hoje podemos ver essa dança em quase todas as regiões do Brasil, com destaque para o sudeste e o centro-oeste. Nota-se que essa manifestação cultural é mais encontrada nas cidades interioranas e, portanto, faz parte da cultura sertaneja.

A catira é um ritmo musical e estilo de dança caracterizada pela batida das mãos e dos pés. Geralmente é formada por seis a dez dançarinos, além dos violeiros. Apesar de ser composta na maioria por homens, atualmente as mulheres são vistas na formação dos grupos de catira.

Em Aparecida do Taboado o grupo de catira nasceu no ano de 2004, graças ao empenho do senhor Anain Alves de Souza, que também é membro e coordenador da Folia de Reis de nosso Município. À época o senhor Anain resolveu criar o Grupo de Catira do Taboado, por entender que é uma cultura que faz parte do folclore brasileiro e achou interessante trazer essa tradição para o município. Assim ficaram vivas duas manifestações do folclore brasileiro, a Catira e a Folia de Reis.

A formação atual conta com três violeiros, os senhores Anain Alves de Souza, José Aparecido Alves e Osvaldo Antônio Martins, e os dançarinos Caio Henrique, Gabriel Lelis, Leonardo Carrasco, Rafaela Mello, Ronald Ranussi, Joaquim Gregório, Gabriel da Silva e Gustavo Emílio. Embora o grupo de dançarinos tenha sua formação mudada ao longo dos anos, os violeiros Anain, José Aparecido e Osvaldo Martins estão juntos a mais tempo. Podemos afirmar que essa linda manifestação permanece ativa em nosso Município graças à dedicação do senhor Anain, que tem no grupo “Catira do Taboado” uma de suas paixões.

O grupo se tornou famoso e constantemente é convidado para fazer suas belas apresentações, tanto em ocasiões especiais em nossa cidade como em outros municípios, como ocorreu na cidade de Iturama, oportunidade em que receberam um troféu pela participação. Nossos catireiros já se apresentaram nas cidades de MS, tais como: Campo Grande, Três Lagoas, Ponta Porã, Cassilândia, Itaporã, entre outras. Também fizeram apresentação no Parque da Água Branca - SP, e na cidade de Piracicaba – SP, além das cidades mineiras de Carneirinho e Iturama, levando sempre o nome da nossa querida Aparecida do Taboado.

Por tudo que o Grupo Catira do Taboado representa para o nosso Município e sua gente, bem como o seu fundador Anain Alves de Souza, este Vereador não poderia deixar de prestar esta singela homenagem ao grupo e ao senhor Anain, que tantas alegrias que têm trazido através das apresentações, emocionando a todos que os assiste”, justificou o edil.