Vagner Lopes Martiniano de Aquino

Vagner Panela pede a colocação de contentores de lixo orgânico e reciclável em vários pontos da cidade

Publicado em: 05/09/2023 08:29

O Vereador Vagner Panela, apresentou indicação, na sessão do dia 4 de setembro, solicitando ao Executivo Municipal a implantação de programa de coleta de lixo com a colocação de contentores específicos para o descarte de lixo orgânico e reciclável em pontos específicos de nossa cidade.

Justificou que “o programa consiste na instalação de contentores nas cores azul (para lixo orgânico) e verde (para materiais recicláveis). Uma vez depositados nos contentores, o recolhimento é dos dejetos é feito de forma totalmente mecanizada, eliminando todo o contato manual com os resíduos. O mesmo processo é feito com os materiais recicláveis.

Para que o projeto funcione de forma adequada, é fundamental a colaboração dos moradores. No caso do lixo orgânico (restos de alimentos, geralmente depositados no lixo da cozinha, como papel toalha, lenços de papel, papel engordurado e resíduos de banheiro), os dejetos devem ser colocados em sacos ou sacolas plásticas fechadas, para evitar mau cheiro e proliferação de insetos. Sempre feche a tampa do contentor após depositar o lixo.

Já em relação aos materiais recicláveis (plásticos, garrafas pet, sacos, cano PVC, brinquedos, embalagens e copos; papéis, como papelão, cadernos, revistas, jornais, cartolinas, folhetos e caixas; vidros, como frascos, potes, garrafas e copos; e metais, como canos, chapas, enlatados, latas, tampas e panelas), a orientação é que as pessoas lavem recipientes como caixinhas de leite, potes e latas de alimentos antes de dispensá-los, para maior aproveitamento dos catadores. Seguindo estas regras simples, a população garante uma cidade limpa e organizada, contribui para a preservação do meio ambiente e para a dignidade dos trabalhadores que vivem da reciclagem”, justificou.

O parlamentar Vagner Panela, reivindicou ainda ao Executivo Municipal, o tapamento de buracos nas seguintes localidades: Rua Goiabeiras com a Rua Viracopos; Rua Goiabeiras com a Alameda Cravo; Rua Campo dos Palmares com a Alameda Cravo.

Justificando que “os pedidos ora encaminhados tratam de três trechos de ruas que já receberam a pavimentação asfáltica; todavia, apresentam buracos em seu leito.

O primeiro pedido é para a Rua Goiabeiras cruzamento com a Rua Viracopos, que apresenta buracos no seu leito. Os usuários reclamam do seu péssimo estado de conservação e até focos de dengue no local devido aos empoçamentos.

O segundo se refere à necessidade de tapar buracos na Rua Goiabeiras no cruzamento com a Rua Alameda Cravo, no bairro Jardim Félix, tanto os moradores como os usuários das vias reclamam de suas péssimas condições de tráfego, que além do aspecto de desleixo, oferece perigo de acidentes e danos nos veículos.

O terceiro refere também uma necessidade de tapar os buracos na Rua Campo de Palmares com a Alameda Cravo, moradores e usuários reclamam com frequência sobre as péssimas condições das vias”, finalizou a justificação.

Através de requerimento apresentado nesta mesma sessão, os vereadores Vagner Panela e Fernando Taturana, solicitaram que o Executivo Municipal preste à Câmara, as seguintes informações: Quais são os contratos de publicidade firmados pela Municipalidade de Aparecida do Taboado no ano de 2023; Qual o valor pago por cada contrato de publicidade, detalhadamente; e Fornecer cópia das notas fiscais de cada contrato;

Justificaram que “ a Municipalidade de Aparecida do Taboado firmou contratos de publicidade na atual gestão, mais precisamente neste ano de 2023. Todavia, não conhecemos tais contratos, tampouco os valores pagos a cada um. São informações relevantes, que precisamos nos inteirar, pois são recursos públicos que estão sendo gastos e é nosso dever fiscalizar os atos da administração pública municipal”.