Vagner Lopes Martiniano de Aquino

Vagner Panela quer implantação do serviço móvel de urgência (SAMU) 192

Publicado em: 16/02/2024 08:37

O Vereador Vagner Panela, na segunda sessão ordinária, reivindicou ao prefeito municipal, com cópia à secretária de Educação, a destinação de um profissional (auxiliar de enfermagem) que possa estar disponível nas creches do município para acompanhar as crianças em horários de aula.

“Sabemos que no dia a dia várias crianças em idade de creche e da educação infantil, durante o dia apresentam sintomas de algumas doenças, que geralmente são viroses, e que necessitam ser medicadas ou já vem com medicação prescrita, para que deem continuidade no tratamento. Nestas situações é sentida a falta de um profissional da área da enfermagem para que possa acompanhar cada caso, assim como aqueles que precisam ser encaminhados para uma unidade de saúde”, justificou o parlamentar.

Também de autoria do parlamentar Vagner Panela foi apresentada indicação ao Executivo Municipal, com cópia à secretária de Saúde, solicitando a viabilização de recursos para implantação do serviço móvel de urgência (SAMU) 192 vinculado a saúde, para o município.

“O serviço tem como finalidade de prestar assistência gratuita ao cidadão, em um primeiro nível de atenção, urgência e emergência, com agravos da natureza clínica, cirúrgica, traumática e psiquiátrica que acarretam sofrimento, sequelas ou morte e ocorrem fora do ambiente hospitalar.

As despesas para as suas instalações são pactuadas no município e em comissão Inter gestoras federal e estadual. Os desafios dos serviços incluem Educação comunitária, avaliação de recursos humanos e materiais, na dinâmica e qualidade de atenção”, justificou o vereador Vagner Panela.