Luis Fernando de Oliveira da Silva

Taturana reivindica ao Executivo a disposição de recursos para os prêmios em montarias em touros e cavalos no Taboadão

Publicado em: 27/02/2024 10:33

Em mais uma sessão ordinária, realizada na Câmara Municipal de Aparecida do Taboado, nesta segunda-feira, 26/2, o vereador Luís Fernando Taturana, solicitou ao Executivo Municipal que forneça ao Legislativo, relatório de todas as diárias concedidas aos servidores lotados no setor da Diretoria Municipal de Cultura, no ano de 2023, e que seja enviado cópia de todos os empenhos/liquidações/pagamentos e dos anexos e relatório das diárias.

“Somos sabedores de que os servidores lotados na Secretaria Municipal de Cultura, mais precisamente na Diretoria Municipal de Cultura, realizaram viagens para outras cidades, a fim de participar de eventos e cursos.

Tais viagens são necessárias, pois é uma forma de se qualificarem, principalmente ao participarem de cursos e seminários relacionados ao setor, onde as diárias servem para custear os gastos.

Ao encaminhar propositura desta natureza, intenciono conhecer a realidade de gastos com as diárias de viagens pelos servidores lotados na Diretoria Municipal de Cultura no ano de 2023”, justificou o parlamentar.

O vereador Luis Fernando Taturana, reivindicou ao Executivo Municipal que envie um projeto de lei à Câmara, dispondo sobre a doação de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para a Festa do Peão de Boiadeiro de Aparecida do Taboado, para a premiação nas montarias em touro e cavalo, no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) para cada uma.

“Como se sabe no mês de abril próximo ocorrerá mais uma edição da Festa do Peão de Boiadeiro de nossa cidade, o Taboadão Rodeio Show.

Aludido evento é o maior de nosso calendário de festas e atrai um enorme público, tanto de nossa cidade como de municípios e estados vizinhos ao nosso. A realização da festa do peão gera divisas para o comércio local, principalmente para o setor de roupas e hotéis, sendo esta uma das ocasiões mais esperada do ano.

Cada ano fica mais difícil realizar esta festa, que tem um alto custo para a sua organização. Entendo que o poder executivo municipal poderia contribuir para a sua realização, doando o valor das premiações para as montarias em touro e cavalo, no valor de R$ 50.000,00 cada”, justificou.

Taturana solicitou também ao Executivo Municipal que determine a execução dos serviços de tapa buracos nas ruas do Residencial Eldorado

“O Residencial Eldorado foi criado não faz muito tempo e seus lotes começaram a ser comercializados rapidamente, haja vista que foi aprovado com toda a infraestrutura necessária e tem uma localização privilegiada. Muitas edificações já estão concluídas, enquanto outras estão em fase de construção, onde belos prédios residenciais e comerciais estão tornando aquela localidade ainda mais bonita.

Embora conte com a pavimentação asfáltica em todas as suas vias, não podemos negar o fato de que as ruas estão cheias de buracos, carecendo urgente dos serviços de tapa buracos ou de um recapeamento.

Entendo que um recapeamento pode ser inviável no momento, mas o tapa buracos deve ser feito com a máxima urgência, antes que a situação piore”, justificou.

Finalizando as indicações apresentadas, o vereador Taturana reivindicou ainda, ao Executivo, que por ocasião da doação de lotes de terrenos localizados no Loteamento Residencial Piva, sejam selecionadas famílias que realmente precisam, e que a documentação só seja agilizada 10 (dez) anos após a doação, com a finalidade de evitar a comercialização do imóvel.

“A Lei nº 1.791, de 19 de dezembro de 2023, autoriza o Poder Executivo Municipal a doar lotes de terrenos de sua propriedade aos beneficiários de programas de interesse social, localizados no Loteamento Residencial Piva, em nosso Município.

Nossa preocupação é em relação ao fato de que muitos dos beneficiários acabam vendendo o imóvel, enquanto muitos ficam fora do programa aguardando uma nova oportunidade. Neste contexto, entendo que a seleção deve ser criteriosa e que a documentação definitiva só deve ser disponibilizada após 10 anos desde a entrega do imóvel”, justificou.