Vagner Lopes Martiniano de Aquino

Vagner Panela reivindica a implantação da Guarda Municipal

Publicado em: 13/03/2024 09:04

Whatsapp

 

O parlamentar Vagner Panela na sessão ordinária do dia 11 de março, solicitou ao Executivo Municipal a implantação da Guarda Municipal para a realização de ronda em Aparecida do Taboado. 

Justificando, o vereador declarou que nunca houve tempo em que a segurança das pessoas estivesse tão ameaçada quanto hoje. A violência praticada em todo o mundo tem provocado medo e insegurança de tal forma, que ninguém mais desfruta de paz e tranquilidade. Com os recentes ataques nas escolas, a situação ficou ainda pior. 

Neste contexto, temos verificado que muitos governos municipais têm tido a iniciativa de implantar a guarda municipal, com o objetivo de oferecer segurança à população. 

O serviço consiste na realização de rondas, especialmente noturnas da 00 às 06 horas, utilizando-se motocicletas, que tem o custo mais baixo, inclusive com combustível. Mas o ideal é que o serviço seja prestado com veículo mais apropriado até para intimidar mais. Existem municípios vizinhos ao nosso serviço em que o serviço é estendido à população durante todo o dia, que sabe das vantagens oferecidas. 

De muitas maneiras os moradores seriam beneficiados. Como se sabe os estudantes do período noturno, que residem nos bairros mais afastados enfrentam o perigo de retornar para seus lares, passando por localidades despovoadas. Os trabalhadores que vão ao trabalho ou deste retornam dentro do horário especificado acima, também enfrentam a mesma situação. Os comerciantes constantemente estão sofrendo roubos, assaltos; da mesma forma, os lares estão ameaçados de arrombamentos seguidos de furtos, afora a questão das ameaças de ataques as escolas. Enfim, torna-se desnecessário enumerar as questões geradas pela violência de modo geral, e de nossa cidade não está isenta de sofrer tais ações” finalizou.