Patricia Maria dos Santos

Patrícia da Saúde quer divulgação do programa “Meu parto, minha escolha”

Publicado em: 13/03/2024 09:06

A Vereadora Patrícia da Saúde na sessão ordinária do dia 11 de março, apresentou ao Executivo Municipal uma indicação, reivindicando uma maior divulgação do programa “Meu parto, minha escolha”, no Município.

“Como se sabe as gestantes de Aparecida do Taboado estão tendo um acompanhamento especial por parte da Secretaria Municipal de Saúde e FESAT (Fundação Estatal de Saúde de Aparecida do Taboado), através do programa “Meu parto, minha escolha”.

O programa “Meu parto, minha escolha” garante que as gestantes tenham o direito de escolher o tipo de parto desejado e inclui um trabalho em rede da Atenção Primária e da Atenção Especializada. Neste contexto, as gestantes de Aparecida do Taboado estão tendo um acompanhamento especial por parte da Secretaria Municipal de Saúde e FESAT (Fundação Estatal de Saúde de Aparecida do Taboado), através do programa “Meu parto, minha escolha”, justificou a parlamentar.

Também de autoria da vereadora Patrícia da Saúde, foi solicitado ao Executivo Municipal a viabilização de transporte escolar para alunos residentes no Residencial Tia Chica I e II, até a Escola Municipal João Chama.

Justificou a parlamentar que “é do conhecimento, que a Escola Municipal João Chama está situada no bairro Jardim Aeroporto e atende alunos do pré-escolar até o 5º ano do ensino fundamental.

Neste contexto entendemos que para os alunos que moram nos bairros mais afastados, a exemplo do bairro Residencial Tia Chica I e II, existe uma distância considerável para chegar até esta escola. O transporte até a escola depende de esforço extra dos pais ou responsáveis para trazer os alunos todos os dias.

Daí a razão de estar solicitando que viabilize transporte escolar para os alunos que residem no Residencial Tia Chica I e II, tendo em vista a distância a ser percorrida todos os dias de aula e o perigo de acidentes no trajeto, tendo em vista o intenso fluxo de veículos pela Avenida da Saudade”, finalizou.

Ainda de autoria da vereadora Patrícia da Saúde, foi solicitada a designação de Agentes Comunitários de Saúde para atender o Residencial Tia Chica I e II.

“Como sabemos os agentes comunitários de saúde funcionam como um importante elo entre a Unidade de Saúde da Família e a comunidade. Em geral estes agentes moram na comunidade em que a USF atende as famílias. Na realidade ele faz parte do time da Saúde da Família.

Assim o agente comunitário de saúde é alguém que se destaca na comunidade pela capacidade de se comunicar com as pessoas. Devido a esse contanto permanente com as famílias é facilitado o trabalho de vigilância e promoção da saúde. Ele também é um elo cultura, que dá mais força ao trabalho educativo, ao unir dois universos culturais diferentes: o do saber científico e o do saber popular.

O seu trabalho é feito em domicílios de sua área de abrangência, com várias atribuições específicas.

Em nosso município contamos com vários profissionais da área atuando junto aos bairros, todavia novos loteamentos foram criados, a exemplo do Tia Chica I e II, e tal serviço não vem sendo prestado”, justificou a parlamentar.