Câmara de Aparecida do Taboado

Integração entre o Poder Legislativo e a Escola: Projeto

Publicado em: 21/03/2024 10:29

Com o intuito de promover uma maior interação entre o poder Legislativo de Aparecida do Taboado e a comunidade escolar, foi iniciado o projeto "Câmara vai à Escola". A primeira instituição a receber esse projeto foi a Escola Estadual "Ernesto Rodrigues".

Este projeto visa oferecer aos alunos informações sobre o funcionamento do processo Legislativo, possibilitando-lhes conhecer os atuais vereadores, suas propostas e o trabalho desenvolvido por cada parlamentar em prol da comunidade.

Na visita à Escola Ernesto Rodrigues, contamos com a presença do presidente da Câmara, vereador Jucleber Bim, e da vereadora Patrícia da Saúde. Durante essa etapa, foram eleitos Delegados que representarão a escola junto à Câmara Municipal. Após diálogos com os alunos e discursos dos candidatos, realizou-se uma eleição para a escolha dos representantes. No período matutino, Laura foi eleita; no período vespertino, Murilo assumiu a posição; e no período noturno, Diogo Henrique foi o eleito.

As próximas etapas do projeto contemplam uma visita dos alunos à Câmara Municipal, onde o Delegado eleito terá a oportunidade de se manifestar durante uma Sessão Ordinária e conhecer as instalações da Casa Legislativa. Posteriormente, na terceira etapa, os representantes eleitos terão a oportunidade de visitar a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e o Congresso Nacional.

Essa iniciativa busca não apenas aproximar os jovens do processo político, mas também capacitá-los para compreenderem o papel fundamental que desempenham na sociedade como cidadãos ativos e conscientes de seus direitos e deveres. O projeto "Câmara vai à Escola" representa um passo significativo na construção de uma relação mais estreita entre a política local e a educação, visando o fortalecimento da democracia e o desenvolvimento da consciência cívica dos estudantes.